22 dezembro 2014

Cachaço De Porco No Forno Com Batatinhas E Três Pimentos


Hoje notei que a maioria das pessoas anda particularmente intolerante e mal disposta. Cá em casa acordou tudo de mau humor também. O trânsito caótico e a greve do metro não ajudou no caos normal em Lisboa. Portanto, o melhor é partilhar uma receita para descontrair. E o forno é o melhor aliado nestes dias. 

Ingredientes para 4/5 pessoas:
Para a carne:
- 1kg de cachaço de porco
- 3 cebolas com casca às rodelas largas
- sal q.b.
- pimenta móida q.b.
- 50ml de vinho branco
- 50ml de vinho tinto
- 3 alhos esmagados com utensílio próprio ou bem picado com a faca
- 3 colheres de sopa de mostarda Dijon
- 1 colher de sopa de pimentão doce
- 1 pernada de alecrim inteira
- azeite q.b.

- 1kg batatas brancas pequenas
- 3 pimentos assados e cortados às tiras (verde, amarelo, vermelho)

Preparação:
Colocar a carne numa assadeira com a cebola por baixo (mesmo com a casca). Temperar de sal e pimenta, vinho branco e tinto, os alhos, a mostarda, o pimentão doce, e por cima o alecrim (que convém ser untado com azeite para não queimar). Deixar a marinar de um dia para o outro ou pelo menos 30 minutos. Adicionar um fio de azeite, tapar com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 1 hora. Ir regando a carne com a marinada que se vai formando. Cerca de 15 a 20 do final da cozedura, retirar o papel de alumínio para dourar por cima. Enquanto a carne vai para o forno, prepara-se as batatas. Colocar um tabuleiro à parte com as batatas com casca bem lavadas, salpicar com um pouco de sal grosso, um fio de azeite e levar ao forno noutra prateleira até estarem assadas. Na hora de servir, transferir a carne para uma travessa grande (rejeitando as cebolas e o alecrim), junto com as batatas, os pimentos assados e o molho. Decorar com alecrim fresco e servir quente. Bom apetite!

8 comentários:

  1. O aspecto bem caseiro é mesmo o máximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No forno tudo é bom com meia dúzia de temperos e já está. bjs

      Eliminar
  2. Bela refeicao pa acalmar esses nervos k por ai andam!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh é o stress da época... bjs

      Eliminar
  3. Olá!

    Que maravilha!

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Feliz Natal também para ti! bjs

      Eliminar
  4. Quem acha que comida de forno não tem bom aspecto e boa apresentação está redondamente enganado. Podemos comprovar pela tua foto. É daquele tipo de comidas super fáceis de fazer e que sai sempre bem. São saborosas e reconfortantes. Fazê-las é um verdadeiro descanso. E que bem precisamos nesta época atarefada. Feliz Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Com uns temperos e forno com ele. Assim sobra mais tempo para nós, que bem merecemos. Feliz Natal para ti também! bjs

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...