sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Bolo Chiffon De Chocolate da Filó (Com Cacau)

Um dias destes recebi uma receita que está com a Filó há 40 anos. Senti uma felicidade estranha. Por um lado, tinha acabado de receber uma receita de família, por outro, senti que estava a "roubar" parte de uma herança. Com a receita veio a história detalhada de como ela foi parar às mãos da Filomena, que conheço há alguns anos, mas tão pouco sabia das suas aptidões na cozinha. Ouvi embevecida todos os detalhes e só posso concluir que foi uma bonita história de partilha, e partilha é amor. A Filomena faz este chiffon de olhos fechados, sem regras e pormenores. Ela sabe quando a massa está pronta para ir para a forma, ou não tivesse 40 anos de experiência a fazer este chiffon. Por isso achei que devia partilhar a receita tal como ela chegou a mim e tal como eu a fiz pela primeira vez. Sem regras como eu gosto. Tudo para dentro da taça e bater até o nosso instinto dizer-nos baixinho ao ouvido: Está na hora de ir para o forno!
Este bolo bem fofo pede um recheio ou cobertura, ou ambos, de creme brigadeiro e por cima chantilly, que é exatamente como a Filomena o prepara para dias de festa. Depois é escolherem uma chávena grande e usarem sempre a mesma, para medirem os ingredientes. Os ovos quanto maiores, maior ficará o bolo. Eu usei ovos XL, óleo de amendoim e açúcar baunilhado para a cobertura. O forno a 180º e leva cerca de 40 minutos a cozer. Desta fez foi assim, para a próxima não escapa a cobertura e o recheio para gulosos, e claro, não queimar o bolo por baixo, pois que me distraí. Mas ainda tenho 40 anos para praticar...


1 chávena e ¾ de farinha 
1 chávena e ¾ de açúcar
½ chávena de água
½ chávena de óleo
1 chávena de cacau
3 colheres de chá de fermento
7 ovos

Misturam-se todos os ingredientes e bate-se muito bem. Juntam-se as claras em castelo bem forte e vai ao forno previamente aquecido.
Cobre-se com creme brigadeiro e enfeita-se com chantilly e amêndoas torradas, ou lascas de chocolate, morangos, com o que se queira.

Creme brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 tablete de chocolate amargo
1 colher de sopa de flora

Vai tudo ao lume e mexe-se até ficar um creme bom para barrar.

4 comentários:

  1. Parabéns ficou um bolo lindo e tem um aspecto de quero mais
    Seria muito bem vindo na hora do lanche
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  2. Ninguém diria que te distraíste pois ele está com um aspeto delicioso. Mas de facto com cobertura e recheio deve ficar um must! Também gosto de receitas que não tenham de obedecer a gramas e a mililitros. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pela visita. A cobertura e recheio não vão faltar da próxima vez. bjs

      Eliminar