20 dezembro 2014

Tortas De Azeitão Caseiras


Estes últimos dias do ano, todas as mulheres andam numa azáfama. É muita coisa para tratar e preparar. Eu própria tenho o meu menino Jesus. O que quer dizer, que além de todas as festas desta época, tenho o aniversário no dia de Natal do "piolho encardido". No meio da confusão que foi o dia de hoje, ainda arranjei uns minutos para partilhar um doce. 

Ingredientes para 4 tortas:
Massa:
- 5 ovos XL

- 100g açúcar refinado fino
- 25g amido de milho
Recheio:
- 10 colheres de sopa de água
- 5 colheres de sopa açúcar refinado fino
- 5 gemas XL
- canela em pó q.b.

Preparação:
Para a massa:
Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar o amido de milho peneirado e envolver com a colher de pau até estar bem ligado. Bater as claras em castelo e adicionar aos poucos no preparado anterior, envolvendo delicadamente. Untar um tabuleiro (com cerca de 25cm x 35cm) com manteiga, forrar com papel vegetal e voltar a untar. Verter a massa e deixar repousar cerca de meia hora, para as gemas descerem e darem o toque amarelo típico destas tortas quando são enroladas.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 15 minutos, tendo o cuidado para não cozer demasiado. Deixar arrefecer um pouco e desenformar sobre um pano (ou papel vegetal). Voltar depois a torta ao contrário para que o lado de baixo seja o que fica por fora quando enrolada.

Para o recheio:
Levar uma pequena panela ao lume com a água e o açúcar. Deixar ferver até atingir o ponto pérola e desligar o lume. Bater as gemas com a vara de arames, colocar um pouco da calda de açúcar e mexer para ir temperando as gemas. Verter as gemas na panela com a calda e levar novamente ao lume moderado, mexendo com a vara de arames até engrossar. Retirar o creme para outro recipiente para arrefecer ligeiramente. Mexer um pouco para não coagular.

Montar a torta:
Espalhar todo o recheio pela torta e polvilhar generosamente com canela em pó.
Cortar a torta ao meio no lado mais pequeno. Enrolar cuidadosamente com a ajuda do pano cada uma das metades. Cortar cada rolo em dois para assim termos 4 tortas.

4 comentários:

  1. Sou fanática por tortas de Azeitão, ficaram com um óptimo aspecto, mesmo tentador!

    Boas Festas!

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fácil fazer, experimenta! bjs

      Eliminar
  2. Olá,

    Nunca fiz tortas de azeitão mas pelo aspecto devem ficar divinais.

    Nem me fales da azáfama!!! Falta um dia para a véspera de Natal e ainda tenho tanto que fazer para completar os meus miminhos de Natal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    (Receitas e Truques da Clarinha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito boas, modéstia à parte. Aliás era esta a receita para o teu passatempo. Mas já retifiquei o texto para não gerar confusão, pois o essencial não o fiz, que era enviar-te por email. bjs e nada de stress nesta época.

      Eliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...