segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alho Francês À Brás

Parece que foi hoje, que sentada à mesa da cozinha com a minha amiga Patrícia, ela me falava que na sua casa fazia-se alho francês à brás. Não tardei a experimentar e hoje passados uns 6 anos ainda não me esqueci, nem desse dia, nem desta forma de cozinhar alho francês. É uma receita económica e rápida de fazer, que pode bem ser uma excepção à rotina dos grelhados e das saladas de verão.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 alho francês grande (só a parte branca)
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 4 ovos XL
- 300g de batata palha
- coentros
- azeite
- sal
- pimenta branca
- noz moscada
- azeitonas pretas

Preparação:
Num tacho com um fio de azeite e a folha de louro refoga-se o alho francês às rodelas bem finas e o dente de alho bem picado até reduzir de volume. Mistura-se a batata palha e reserva-se. À parte bate-se os ovos juntamente com uma pitada de sal, noz moscada e a pimenta. Verte-se na mistura anterior e envolve-se bem e em lume brando, mexendo sempre para não pegar no fundo do tacho. Acrescenta-se os coentros picados e envolve-se novamente. Serve-se com azeitonas pretas e polvilha-se com mais coentros ou salsa se preferirem. Acompanha-se com uma salada de alface. Bjs a todas/os.

14 comentários:

  1. Maravilho e o empratamento é excelente.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro este prato, mas adorei ainda mais a apresentação que lhe deste :) Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Adoro. Comia muitas vezes na cantina da universidade (quase sempre a opção veggie era a melhor do dia). E em casa só não faço porque não compramos batata-palha. Ai que saudades de um belos alho-francês à brás :D

    ResponderEliminar
  4. Costumo fazer legumes à brás com o que há disponivel no frigorifico. Aspecto maravilhoso este.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla =)
    eu sempre fiz muito coisa coisa à Braz: ele é atum, ele é frango, ele é salsichas.. nunca experimentei alho francês mas existe sempre uma primeira vez para tudo =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Já tinha vindo ao teu blogue e gostado imenso. Hoje cheguei aqui de novo e claro que me tornei tua seguidora. Adorei tudo o que vi!!!
    Quanto a mim sou uma novata neste tipo de mundo virtual.
    Caso querias fazer-me uma visitante aqui fica o meu endereço:
    odelicodoce.blogspot.pt
    Felicidades e bj.

    ResponderEliminar
  7. Gosto, gosto... E k belo aspecto :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Carla,

    Queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, uma nova página web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 75.000 receitas das páginas web e blogs mais populares de Portugal. Na página criamos a secção Top blog de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem páginas irmãs em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia mas adorei :)
    Parece uma verdadeira delicia! Gosto muito desta versão!!
    A experimentar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adoro!!!! Ja faço esta receita à algum tempo e adiciono cebola, bacon e em vez de ovos ponho um pouco de natas! Caso me apeteca levar ao forno ponho bechamel e queijo relado por cima! Experimenta que tb fica optimo!
    Adoro as tuas receitas e a tua escrita!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que boa ideia me deste. Vou experimentar um dia destes. Obrigada pelos elogios. Sabe-me bem para continuar com as minhas baboseiras. beijocas e volta sempre.

      Eliminar
    2. Fiquei com muito apetite.

      Vou experimentar.Obrigado pelas ideias

      Eliminar
    3. eu gosto muito só com alho francês, e lembro-me que quando comecei a fazer dizia lá em casa que tinha bacalhau e acreditas que ninguém questionava??!!! fica bom e barato :). bjs e obrigada eu pela visita.

      Eliminar