02 agosto 2012

Caril de Lentilhas Com Bacon

Por esta altura devo estar de "molho" por aí numa piscina qualquer, mas, para não se esquecerem de mim vou deixando uns post´s agendados durante este mês de Agosto. Convém salientar, senão haverá gente que vai dizer que não estou a dizer a verdade neste mundo virtual, que de "molho" para mim, é apenas molhar os pézinhos. Aproveito também para vos informar que já estou boazinha outra vez e Ondina tens de voltar a gostar de mim, tá? Senão lá vou eu fazer beicinho outra vez. Deixo-vos a minha primeira vez de lentilhas e posso dizer que lentilhas não é para todos. Pois que eu sozinha despachei um tacho para 6 pessoas aproximadamente...

Ingredientes para 6 pessoas:
- 250 g de lentilhas
- 2 tomates
- 2 cenouras
- 1 courgette
- 4 chalotas (pequenas)
- 1 folha de louro
- 100 ml de vinho branco
- 1 colher de chá de caril em pó
- 1 colher de chá de molho piri piri
- 1 colher de sopa de coentros frescos picados
- 1 fatia grossa de bacon
- 1 litro de água
- azeite
- sal

Preparação:
Deixa-se as lentilhas de molho em água de um dia para o outro. Num tacho com um fio de azeite refoga-se as chalotas picadas juntamente com a folha de louro, até ficarem translúcidas. Acrescenta-se o bacon aos cubos e deixa-se fritar. Depois coloca-se o tomate picado e sem pele, (desta vez achei por bem aproveitar as sementes e todo o suco interior), o vinho e deixa-se até reduzir e evaporar todo o vinho. Por essa altura é hora de colocar o caril em pó e envolver bem. Verte-se a água quente e deixa-se ferver para depois colocar as lentilhas já escorridas. Tempera-se de sal e o molho piri piri. Deixa-se cozinhar 20 minutos em lume moderado, para por fim podermos acrescentar as cenouras e a courgette cortadas aos cubos e cozinhar mais uns 10 minutos sensivelmente. Apaga-se o lume e envolve-se os coentros. Serve-se quente e acompanha-se com arroz basmati. Bjs a todas/os. Aproveitem a vida.

6 comentários:

  1. Ora aí está uma coisa de que não sou apreciadora, as saudaveis lentilhas. Mas lá que ficou com bom aspecto, isso ficou.
    Boas férias.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Pronto, pronto, eu gosto outra vez, nada de beicinhos!
    Adoro lentilhas (ou lentinhas, como diria uma colega minha, lol), principalmente em caril. E gosto de usar as vermelhas, sem cascas, que se desfazem num delicioso puré de caril. Uma maravilha :D

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto mesmo apetitoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá! Que aspecto delicioso! Nunca comi lentilhas e acho que é com esta receita que vou experimentar :)
    Beijinho
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Oi Carla, vim conhecer o teu cantinho na hora certa,adoro lentilha e já levo a receita.
    Já estou te seguindo

    Bjssssssss e sucesso

    Ah! Se quiser me visitar, será muito bem vinda e se quiser me seguir, ficarei muito feliz.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muito de lentilhas e acho que com bacon ficam ainda melhor!! ( como tudo hehe) :)

    Adorei :)

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...