terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pães Com Chouriço

Já estou em contagem decrescente para o regresso à vida habitual. O balanço das férias no geral é positivo. Num mês pode acontecer muita coisa. Houve tempo para praia, piscina, caminhadas à noite, muitos piqueniques, visitas históricas, pequenas viagens por Portugal, idas ao cinema, almoços com amigos, estar com a família, conhecer mais uma amiga para lá de um blogue, ter uma gastroentrite, alguém bater no meu carro e fugir, fazer limpezas e pequenos arranjos em casa, ter todos os meus sobrinhos comigo durante alguns dias, enfim são muitos dias de férias bem aproveitados. Cozinhei muito, mais para além do que é permitido a uma mulher de férias, mas quando se tem em casa dois comensais ansiosos pelos meus cozinhados, é sempre um prazer cozinhar. Aqui ficam os pães com chouriço que faço sempre para acompanhar o caldo verde.

Ingredientes para 4 pães:
- 200g de farinha de trigo tipo 65
- 100g de água
- 25g de azeite
- 1 saqueta de fermento padeiro seco 
- 1 pitada de sal
- 1 chouriço corrente extra

Preparação:
A minha balança tem uma função que basta carregar na "tara" e volta ao zero, por isso é muito simples ir pesando todos os ingredientes e só se suja uma taça.
Na balança digital coloca-se uma taça grande, mistura-se a água, o azeite e o sal.  Depois acrescenta-se a farinha e o fermento. Amassa-se até se despegar das mãos e formar uma bola. Tapa-se a taça com película aderente ou um pano grande e deixa-se levedar em local seco e quente, até duplicar o volume (cerca de 2 horas).
Polvilha-se a bancada de trabalho com farinha. Divide-se a massa em quatro partes iguais. Se necessário polvilhar um pouco a massa com farinha (para se despegar das mãos) e ir amassando com o rolo da massa, tão fina quanto o desejarem. Faz-se 4 rectângulos e coloca-se as rodelas finas de chouriço no sentido que se vai enrolar (fiz 4 filas), fazendo filas espaçadas. Enrola-se a massa cuidadosamente e fecha-se as extremidades.
Deixa-se repousar a massa mais uns minutos, já no tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha.
Vai ao forno pré-aquecido a 220º, aproximadamente 20 minutos ou até estarem cozidos. Bjs a todas/os.

13 comentários:

  1. Adoro pães com chouriço e estes teus estão perfeitinhos, que raio de mulher tão dotada! Por cá estamos em contagem decrescente para as férias de setembro (as de junho parecem ter sido já no ano passado).

    ResponderEliminar
  2. Que lindos :) Uma óptima ideia para levar em viagem!!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  3. Que lindos pães com chouriço. Dá vontade de dar uma dentada :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nem de propósito acabei de publicar o post do meu passeio :)
    Estou de malas aviadas e vou passar a estar no blogspot e no sapo, problemas técnicos que não se resolvem já lá vão 2 meses. Enfim. Assim sendo e com as férias a caminharem para o fim já tenho desculpa para fazer o telefone tocar. A minha balança é como a tua, também tem taras, e faço o mesmo, economizo na lavagem :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que rico pãozinho...a uma hora destas já me servia de um bom pedaço deste pão!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Carla,

    "Tropecei" pela net e vim parar ao seu espaço ! :)
    E, devo dizer-lhe, que caso não se importe, vou ficar a fazer-lhe companhia por aqui, pois já me dei conta que apresenta neste espaço receitas deliciosas e tentadoras, tal como estes lindíssimos pães com chouriço que me fizeram crescer água na boca !
    Parabéns pelo seu blog !

    Beijinhos e até breve !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, também já fui ver o seu e gostei muito e acho que vai-me ajudar a aprender novas formas de usar o chocolate. bjs

      Eliminar
  7. Um mês bem temperado. Acho que lhe aconteceu de tudo. Férias bem variadas, portanto. As minhas foram muito calmas, aqui pelos Açores, sempre a aproveitar o mar e o verde nos intervalos do resto.
    Um beijinho.
    ah!Também sou fã de pão com chouriço, mas mais tostadinho, quase queimado, mais especificamente. O seu estaria ideal para o meu marido. Os opostos atraem-se certo?

    ResponderEliminar
  8. Estou em contagem decrescente para as férias... E esse paozinho é um petisco mas ir em passeio. E tão perfeitinho... Tá lindo. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Bom regresso à faina :)
    Este pãosinho está mesmo com um excelente aspecto

    ResponderEliminar
  10. Estão uns senhores pãos. eu sou louca por isto, já as minhas coxas pedem que páre. lol
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que tenhas um bom regresso ao trabalho!
    O pão está lindo e mesmo apetitoso.
    Bjs

    ResponderEliminar