segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pastéis De Bacalhau


Há situações que nos envergonham, daquelas provocadas por terceiros e que escondemos a sete chaves dentro de nós. Situações que nos fazem repensar uma série de coisas e reformular todo o caminho que temos pela frente. Para esta mensagem ficar parecida com o meu estado de espírito real, porque este é um blogue real e por detrás dele está um ser humano real e verdadeiro na sua expressão escrita, decidi fazer pela primeira vez na história do meu trajecto culinário, pastéis de bacalhau (receita da mãe Elisabete) e só apeteceu-me dizer: "devias ter vergonha Carla, tantos anos a cozinhar e nunca fizeste uns pastelinhos, shame on you Carla! Shame on you!"

Ingredientes para mais de 20 pastéis:
- 3 postas de bacalhau finas
- 4 batatas grandes
- salsa a gosto
- 1 ovo
- sal
- pimenta
- noz moscada
- óleo para fritar

Preparação:
Cozer o bacalhau, retirar a pele e espinhas e lascar. Cozer as batatas, que convêm ser de boa qualidade e cortadas não muito pequenas. Escorrer e reduzi-las a puré. Numa taça grande colocar o bacalhau e com as mãos amassar para desfiar bem. Acrescentar as batatas já reduzidas a puré e a salsa picada (ou coentros). Temperar de sal, pimenta e noz moscada. Envolver bem. Misturar o ovo batido e tornar a envolver. Aquecer o óleo. Fazer os pastéis com a ajuda de duas colheres e fritar em óleo quente. Escorrer em papel absorvente. Simples não é? Serei eu a única envergonhada? Bjs do coração a todas/os.

15 comentários:

  1. ehehehehe... engraçado o teu texto :-D

    Eu sentia precisamente o mesmo em relação ao Arroz Doce. Nunca tinha feito... descobri que afinal não é nenhum bicho de 7 cabeças, ihihihihi...

    ResponderEliminar
  2. Pois é Carla, as pessoas nem sempre correspondem ao que esperamos delas e por vezes colocam-nos em situações que nos deixam sem coragem para levantar a cara. Infelizmente a vida é assim mesmo e sozinhas não podemos mudar as coisas. Mas realmente, shame on you Carla, devias ter experimentado antes, tão lindos ficaram os pasteis de bacalhau.

    ResponderEliminar
  3. Agora sim, já está tudo perfeito, e que lindos ficaram os teus pastéis de bacalhau, tão apetitosos!

    ResponderEliminar
  4. Também tenho algo a dizer sobre estes pasteis, a 1ª vez que os fiz, foi no dia do funeral do meu avô, estava eu gravida de 6 meses, ainda hoje me pergunto porque me deu para aí, já lá vão 16 anos e a saudade que sinto do meu querido avô não acaba mais...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Não estás sozinha. Eu nunca fiz :) mas agora tenho certamente uma receita e alguém com quem tirar as dúvidas. Mas visto daqui é fácil... muitoooo fácil. E só por acaso ontem olhei para eles embalados mas já fiquei com ideias. Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Lolol eu tb nunca fiz pastelinhos :)
    Ficaram mesmo perfeitos!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Pois, já devias ter feito à mais tempo, porque tens jeito para a coisa! Estes pastéis estão com um ar muito fofinho, super apetitosos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Carla, ficaram tão douradinhos e perfeitinhos os teus pastelinhos..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. adoro pastéis de bacalhau...e nunca os fiz...gaita é desta k os vou fazer

    ResponderEliminar
  10. Alba Helena, 22 de fevereiro de 2013.
    Engraçado! Hoje sexta-feira da quaresma, não comemos carne, vi a receita de açorda com tomate seco e rúcula. Fiz. Maravilhoso! Quando servi a minha mãe que se deliciava com a novidade, falei em fazer com bacalhau. Agora entrando neste site vi a receita, um pouco diferente, mas aposto que ficará ótima também. Muito obrigada, adorei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alba, pastéis de bacalhau são muito bons e fáceis de fazer. Podes fazer como um petisco ou mesmo para uma refeição, a acompanhar um arroz ou uma salada. bjs e obrigada pelo teu comentário.

      Eliminar
  11. Gosto imenso de pasteis de bacalhau, fazia de vez em quando, mas ultimamente não me têm saído nada bem, pois desfazem-se todos. Gostaria de saber se o ovo é inteiro ou só a gema. Obrigada.
    laura sequeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura. Eu usei o ovo inteiro de tamanho médio. Às vezes a qualidade da batata faz isso, segundo a minha opinião e de várias pessoas as quais já falei sobre isso. Eu gosto de usar batata nova. As vezes que fiz pastéis de bacalhau correram bem, mas já me aconteceu comprar congelados e depois quando vou fritar é uma desgraça. Sempre que faço os pastéis frito logo todos. Para a próxima congelo alguns para fazer a experiência. bjs e tudo de bom.

      Eliminar
    2. Convém também o óleo estar bem quente quando se frita. bjs

      Eliminar