28 abril 2013

Arroz De Pato, Rápido, Económico E Mais Saudável

Foram precisos muitos anos, muita agonia e vómitos para que eu conseguisse comer pato. Depois de superado este detalhe, acho que o pato é uma carne saborosa e para mim dispensa qualquer tipo de adição de gordura. Ao longo do tempo minimizei o trabalho da receita, e como o mês ainda não acabou, ainda estou em modo poupança e com meio pato fiz o milagre da multiplicação novamente. Esta forma é a que eu gosto mais de fazer. Embora por vezes me apeteça fazer um refogado ou por um "baconzinho", acho mesmo que não vale a pena. E vocês que acham?

Ingredientes para 4/5 pessoas:
- 1/2 pato grande com miúdos (fígado, moelas, pescoço, coração)
- 1 chávena almoçadeira de arroz vaporizado
- 1 chouriço de carne
- azeitonas pretas q.b.
- sal grosso q.b.

Preparação:
Cozer o pato num tacho* grande com água até ficar submerso. Depois de cozido, retirar, deixar arrefecer, desfiar e picar os miúdos. Reservar. Voltar a colocar o tacho ao lume com toda a água de cozer o pato e deixar ferver. Colocar o arroz** e uma parte do chouriço cortado aos cubinhos. Temperar de sal.  A meio acrescentar todo o pato e apurar. Colocar numa travessa (ou dividir em duas que foi como fiz) de ir ao forno, com rodelas de chouriço e azeitonas por cima. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 20 minutos ou até o chouriço ficar tostado. Bom apetite!

*Na panela de pressão é sempre mais rápido, mas desta forma só sujei um tacho.
**Usei arroz vaporizado e assim não me preocupei com a quantidade da água, pois este tipo de arroz não empapa e é ótimo para casos destes.

9 comentários:

  1. Duvido que tenham havido reclamações, Carla... cá em casa também faço sempre o arroz de pato assim, simples e é como gostamos mais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu também não fui sempre apreciadora de arroz de pato, e só comecei a gostar quando entrei na faculdade (a falta de comida caseira era tanta que um dia fui comer a casa de uma amiga e até arroz de pato marchou!) ;) Em casa nunca fiz porque o pato é caro, mas a tua receita parece-me bem em conta ;)

    Beijinhos e tem um bom resto de Domingo! :D

    ResponderEliminar
  3. Adoro arroz de pato, mas é uma receita que dá imenso trabalho, mas esta como é rápida parece-me uma boa alternativa para começar a fazer mais vezes!

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha!
    beijinhos e um bom domingo :)

    ResponderEliminar
  5. Bem rápido e super bom aspecto! eu e o pato... só mesmo assim é que consigo comer... bjks

    ResponderEliminar
  6. Olá Carla, adoro arroz de pato..Gosto mesmo muito, então o da minha sogra..ela junta-lhe uma camada de couve e fica fantástico.. O teu está com um aspecto delicioso. Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Já tinha espreitado o aspecto delicioso :) por mim tb está bem assim ! Aliás qd voltres a fazer ... Avisa!!! Ehehehe
    Beijocas docinhas!

    ResponderEliminar
  8. Carla, este arroz de pato está bem a meu gosto!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto tanto de arroz de pato :)

    E este prato está tão bom! :)

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...