quarta-feira, 5 de março de 2014

Pão "Integral" Com Sementes De Sésamo, Papoila E Amêndoas Laminadas

Para qualquer amante de cozinha, fazer pão é indispensável. Dá-nos aquela alegria em como nada nos pode parar. Para uma pessoa impaciente como eu, é um feito ter de esperar quase duas horas para a massa levedar. Há pequenas dicas que nos facilitam a vida, tais como, saber esperar, colocar sempre a água morna, ou seja, quando tocamos com o dedo na água não sentir a temperatura da mesma, isto para não "matarmos" o fermento, amassar bem para desenvolver o glutén e sentir a massa elástica, untar a taça com azeite pois facilita retirar a massa depois de levedada e tantas outras. Esta foi a primeira foto de 3 pães iguais que fiz, pois prometi a mim mesma só parar depois de ficar com um pão perfeito. E assim foi. À terceira tentativa parei, pois temos de consumir o pão para voltar à carga de novo.

Ingredientes:
- 250g de farinha de trigo Tipo 55
- 250g de farinha de trigo integral
- 5g de fermento de padeiro seco
- 1 colher rasa de chá de sal fino
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo + q.b. para polvilhar
- 1 colher de sopa de sementes de papoila
- 1 colher de sopa de amêndoas laminadas
- 300ml de água morna
- azeite q.b. para untar

Preparação:
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Verter esta mistura na bancada da cozinha e abrir um buraco no meio. Colocar a água aos poucos e ir misturando de dentro para fora, para a água não sair. Amassar cerca de 10 minutos até a massa começar a ficar um pouco elástica. Formar uma bola com a massa e deixar levedar numa taça untada com azeite (não é necessário muito), tapar com um pano ou película aderente e deixar num local seco e quente e livre de correntes de ar, cerca de duas horas ou até dobrar de volume. Colocar papel vegetal numa forma "tipo" inglês (facilita para retirar o pão depois de cozido) e verter a massa, sem mexer muito nela, dentro da forma. Pincelar com água e polvilhar com algumas sementes de sésamo. Deixar descansar a massa mais meia hora. Levar ao forno pré-aquecido a 180º,  aproximadamente 35/40 minutos. Se colocarem uma taça pequena com água no tabuleiro do forno, ou até colocarem um pouco de água no próprio tabuleiro quando o forno estiver quente, ajuda a criar vapor e assim o pão fica com uma crosta mais estaladiça. Bom apetite!

5 comentários:

  1. Olá,

    Amassar amassar, esperar, esperar, amassar..... hhmm acredito que para qualquer amante da cozinha seja uma alegria fazer pão mas para mim seria alegria o comer. :)
    Com uma fatia de fiambre e manteiga... hhmmm ja tenho agua na boca.

    Beijokas

    ResponderEliminar
  2. Eu uso a minha mfp que me dá muitas alegrias,infelizmente tenho pouca força para amassar.
    Esse pão ficou bem ao meu gosto.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Também peco por ser muito ansiosa e odiar esperar! :)
    Mas este pão tem tudo o que mais gosto, vou levar a receita :)

    ResponderEliminar
  4. Também sinto a mesma alegria ao fazer pão! É mesmo comum a todas nós! Eu tal como a São Ribeiro também recorro sempre a minha fiel amiga MFP! Mas já guardei a tua receita :)

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo esse pão. Eu sou como a São uso a MFP dia sim dia não....o pão para mim é sempre integral com sementes, para a família é o clássico. Ah também uso a bimby por vezes...!!!!
    Beijinhos
    http://www.anelnacozinhadasmaravilhas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar