terça-feira, 10 de junho de 2014

Sushi De Delícias Do Mar E Queijo Creme



Esta foi a terceira vez que fiz sushi. A primeira correu bem para primeira vez (sorte de principiante). A segunda correu mal para segunda vez (demasiada confiança) e a terceira correu bem melhor (pouca expectativa). Há sempre aspetos a melhorar e a prática faz a perfeição. Não é à toa que os sushiman levam anos até atingir esse ponto. Eu estou num ponto em que não me importo que não sejam perfeitos, pois acho que a culinária de todos os dias tem de ser descontraída. Para quem tem blogues de culinária às vezes deixa de o ser, pois não é só o sabor que conta, temos de ter em atenção que fica tudo perfeito para o registo fotográfico final. 

Ingredientes para 5 rolos:
- 5 folhas de alga Nori
- molho de soja ou outro molho Japonês a gosto para servir
Arroz
- 2 chávenas de chá de arroz para sushi
- 3 chavenas de chá de água
Molho para o arroz
- 50ml de vinagre de arroz ou sidra
- 50g de açúcar refinado
- 1 colher de sobremesa de sal
Recheio  
- 1 cenoura cortada às tiras
- 1 pepino cortado às tiras (deixei a casca para dar cor)
- 10 delícias do mar (deixei inteiras)
- queijo creme q.b.

Preparação:
Lavar o arroz cuidadosamente até a água ficar completamente limpa (cerca de 6 a 8 lavagens). Colocar o arroz num tacho médio juntamente com as 3 chávenas de água e deixar repousar cerca de 30 minutos até o arroz ganhar uma cor branca. Cozinhar o arroz por 15 minutos em lume médio e com a tampa, sem nunca destapar (usei uma tampa de vidro para ir vendo a fervura). Após os 15 minutos de cozedura, desligar o lume e esperar outros 15 minutos sem destapar. Findo este tempo, verter o arroz para uma travessa para ir arrefecendo. Se arroz pegar um pouco no fundo de tacho não raspem essa parte.

Para o molho do arroz basta juntar numa panela pequena, o vinagre, o açúcar e o sal. Levar ao lume sem ferver, até tudo estar dissolvido. Verter este molho aos poucos no arroz e ir mexendo cuidadosamente. O arroz tem de ficar seco, se acharem que é demasiado molho, não o coloquem todo. Pois depende da chávena medidora do arroz que usam.

Preparar a bancada da cozinha, tendo por perto o arroz, uma tigela com água e gelo, pois só assim se consegue mexer no arroz, as algas, o pepino, a cenoura, as delícias do mar, o queijo creme e uma esteira (como não tinha usei a que se vê na foto que é um individual de mesa coberta com um saco de plástico ou película aderente).

Dispor na esteira uma folha Nori com a parte áspera virada para cima. Molhar as mãos na água gelada e apanhar um pouco de arroz. Distribuir pela folha Nori com a ajuda dos dedos polegares, cerca de 3/4 da folha. No meio do arroz colocar 2 delícias do mar, as tiras de pepino e cenoura e um pouco de queijo creme, que poderá ser colocado antes das delícias para facilitar quando enrolam.

Enrolar com a ajuda da esteira e pressionar bem. Molhar com um pouco de água a ponta final da alga para aderir melhor. Cortar o rolo ao meio com uma faca bem afiada e depois novamente ao meio até atingir a espessura desejada. Limpar a faca em cada corte. Eu cortei cada rolo em oito partes. Servir frio e acompanhar com um molho japonês a gosto. Atrevam-se e treinem. 

5 comentários:

  1. Pois eu acho que ficou perfeito!

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma maravilha,muitos parabéns
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Esses rolinhos ficaram lindos! Adoro sushi, adoro! Já fiz uma vez, com salmão, mas como foi só para mim, acho que não valeu a pena ter tanto trabalho, quando por aqui há alguns serviços de take away em que a relação qualidade-preço é bastante aceitável. Todavia, já fiz também em grupo, com várias mãos a ajudar, e aí já compensou. :)

    ResponderEliminar
  4. Ola,
    Receita comprovada. Ja a testei e ficou otimo.
    Beijos
    Patricia

    ResponderEliminar