25 agosto 2014

Figos em Calda Com Ginginha

Este ano os figos chegaram em força cá a casa. Depois de partilhados com a família e comidos ao natural, foi altura de os conservar, para que não se estragassem. Fez-se doce e figos em calda, desta vez variando nos aromas usados anteriormente e assim usar a ginginha caseira oferecida pela Tia Menina.


Ingredientes:
- 1kg de figos 
- 600g de açúcar refinado
- 200ml de água
- 100ml de ginginha 
- 1 pau de canela

Preparação: 
Lavar os figos e cortar a "ponta" mais rija. Colocar um tacho com água e quando estiver a ferver, mergulhar os figos durante alguns minutos (cerca de 5 minutos). Escorrer bem. Levar um tacho ao lume com o açúcar, a água (200ml), a ginginha e o pau de canela. Deixar ferver até obter uma calda leve. Adicionar os figos inteiros e deixar ferver 30 minutos em lume moderado. Deixar arrefecer um pouco. Guardar num frasco grande ou em vários pequenos esterilizados e encher até cima juntamente com a própria calda. Conservar no frigorífico. Eu gosto de os comer assim simples e bem frescos. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Hummm que maravilha!!! eu adoro figos, assim em calda e fresquinhos parecem-me tão bem !!!

    ResponderEliminar
  2. Adoro figos e assim em calda devem ficar tão bons!
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...