14 agosto 2014

Wrap De Polvo

Desde que vi o "mais-que-tudo" por coentros frescos picados na canja e praticamente em todos os pratos, cereais na sopa, molhar o pão no caldo verde, pedir pão para acompanhar a açorda de marisco, e tantas, mas tantas outras pérolas, que comecei a acreditar que tudo é possível cá em casa. Até mesmo um wrap de polvo preparado para tentar supreende-lo. É praticamente possível rechearmos um wrap com quase tudo. Vá, não vamos rechear um wrap com risoto ou cozido à portuguesa. Temos de ser realistas e moderados nas escolhas.


 
Ingredientes para 6 wraps (aproximado):
Para o polvo:
- 1 polvo congelado médio
- 1 cebola inteira
- 1 dente de alho inteiro
- 1 folha de louro
Croutons:
- 2 fatias de pão alentejano ou similar
- azeite q.b.
- sal fino q.b.
- 1 colher de sopa de sementes de papoila
Molho maionese:
- 1 ovo tamanho L
- sal fino q.b.
- pimenta moída q.b.
- 1 colher de chá de vinagre de vinho branco
- 100ml de óleo
- 6 azeitonas pretas picadas
- 1 colher de sopa de coentros frescos picados

Wrap´s Tortilhas (usei de compra)
- folhas de alface roxa  cortadas aos pedaços q.b.
- folhas de alface francesa      "    q.b.
- folhas de alface frisada         "    q.b.
- 1 pepino sem pele e sementes cortado aos cubinhos
- 1 pimento vermelho sem sementes cortado aos cubinhos
- 2 tomates sem sementes e cortado aos cubinhos

Preparação:
Cozer o polvo ainda congelado na panela de pressão e sem adicionar água, juntamente com a cebola, o dente de alho, a folha de louro. Deixar cozer cerca de 15 minutos depois de levantar fervura, baixando um pouco o lume. Depois de sair a pressão da panela, abrir a tampa e deixar arrefecer o polvo na água, para de seguida cortar às rodelas. (aproveitar o caldo para outra receita).

Aparar as fatias de pão e cortar em cubinhos. Aquecer uma frigideira e levar a tostar juntamente com um fio de azeite, sal e as sementes de papoila.

Num copo de plástico alto, colocar o ovo, sal, pimenta, vinagre e bater com a varinha mágica ao mesmo tempo que se adiciona o óleo em fio. Assim que começar a engrossar está pronto. Retificar o tempero, adicionar as azeitonas, os coentros e misturar bem. (opcional - acrescentar 2 colheres de sopa de água e assim teremos um molho menos espesso e menos calórico).

Na hora de servir cada um prepara o seu wrap, colocando no meio das tortilhas, a mistura das 3 alfaces, o tomate, o pepino, o pimento, o polvo e os croutons. Temperar com o molho e enrolar. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...