terça-feira, 17 de novembro de 2015

Bolo de pêra e citrinos (sem batedeira)

Fiz este bolo a pensar em ti. Húmido como tu gostas, e não mal cozido como achas que ficam os bolos que julgas que são húmidos porque estão apenas mal cozidos. Rendi-me aos teus bolos só porque sim, ou na verdade, porque não haveria melhor maneira de os fazer, que não fosse mesmo por querer ver-te deliciado a comê-los. Sei que teimei tantas e tantas vezes, sem querer ceder à tua tão obsessão por bolos húmidos. Tantas vezes me apeteceu dar-te a massa crua dentro da tigela e a colher de pau para que comesses o bolo realmente "mal cozido". Sei que não sou fácil de convencer, sei que não sou fácil de compreender, sei que continuo a ser a miúda de 22 anos que conheceste (reencontraste) mimada, estranha e louca q.b., mas que o tempo mudou e aligeirou, que o tempo fez descobrir outras caraterísticas que não estavas preparado para conhecer em mim. O tempo foi o culpado de tudo. O tempo que perdi a cuidar dos outros sem pensar em mim, fui-me esquecendo. Quando me descobri, descobri também que ninguém estava preparado para me (re)conhecer. O tempo que perdi a fazer este bolo, era o tempo que eu precisava que os outros perdessem a reconhecerem-me, porque no fundo, eu sou apenas uma versão mais refinada daquilo que já fui. O tempo que passar, passarei sempre com tempo quando fizer os bolos húmidos que me pedes há tanto tempo, e eu a achar que era tempo perdido e afinal, ainda fui muito a tempo de torná-los também os meus preferidos. Já te disse que te amo? Ainda vou a tempo?

Ingredientes:
- 70g de manteiga ligeiramente amolecida
- 100g de açúcar moreno
- 2 ovos e 2 claras à temperatura ambiente (tamanho M)
- raspa de 1 limão e sumo de 1/2 limão
- raspa e sumo de 1 laranja
- 1 pêra Rocha grande
- 220g de farinha de trigo (usei T55)
- 1 colher de chá de fermento Royal
- 2 colheres de sopa cheias de açúcar moreno

Preparação:
Numa taça bater a manteiga e o açúcar (as 100g) com a vara de arames, até ficar um creme fofo. Adicionar os ovos e as claras uma a uma e ir batendo.

Adicionar as raspas de limão e laranja. Verter o sumo em fio e ir misturando bem com a vara de arames.

Descascar a pêra e ralar no crivo mais largo do ralador e misturar bem com o preparado anterior.
Misturar a farinha e o fermento e peneirar para a taça do preparado anterior. Envolver bem com a espátula, mas sem bater.

Forrar uma forma "tipo inglês" com papel vegetal de forma que fique toda coberta com o papel. Verter a massa, alisar a superfície com a espátula e polvilhar com o restante açúcar moreno.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35/40 minutos. Deixar arrefecer um pouco e desenformar numa rede para arrefecer por completo. Bom apetite!

17 comentários:

  1. Ficou mesmo muito apetitoso, eu adoro este tipo de bolo bem simples!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas, e sem usar batedeira ainda melhor. Super rápido de fazer. bjs

      Eliminar
  2. Não tenho nada a ver com isso mas acho que se vai sempre a tempo! Como diz o ditado, mais vale tarde do que nunca! Gosto de todo o tipo de bolos, húmidos ou sem ser! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje sinto-me poética e poderia aqui escrever tanta coisa sobre esse tempo... Mas não te quero dar seca, ok? beijinhos e tudo de bom

      Eliminar
  3. Que texto lindo Carla! :)
    Fiquei de lágrima no olho.
    Eu também gosto de bolos húmidos. Beijocas
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau Maria Sara! Nada de humidades nos olhos, só no bolo! (mas eu compreendo-te, também fiquei com lágrima no olho quando reli o texto, mas não contes a ninguém)

      Eliminar
    2. Olha já viste as humidades oculares são sinal que tocaste o meu coração...gelado e húmido também neste momento. :)
      Beijinho*

      Eliminar
    3. Esta estação do ano é sempre mais sensível :). É o natal que aí vem... beijocas e tudo de bom para ti.

      Eliminar
  4. Aqui está um bolo que eu comia fatia após fatia, se pudesse ;)
    Se quiseres vem visitar-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma fatiazinha de vez em quando não tem mal nenhum, até porque temos de dar estes miminhos doces a nós mesmas, assim para nos animar. Mas é só uma ( de cada vez ;). bjs

      Eliminar
  5. Acho o texto uma delícia!!!
    O bolo também!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresinha, deliciosos são sempre os amáveis comentários que deixam! Isso sim são docinhos para a minha alma. beijinhos e obrigada pela visita.

      Eliminar
  6. Obrigada Susana, uma beijoca de volta.

    ResponderEliminar
  7. Carlinha, apesar de muito preguiçosa para escrever, não deixo todos os dias de te visitar, e estranho e fico "zangada" quando não publicas algo!!!!
    Mas hoje deixei a preguiça de lado para te dizer " QUE LINDA DECLARAÇÃO AMOR"!!!
    Bem hajam.
    Um abraço com saudade.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula, obrigada mesmo do coração! É sempre importante o feedback desse lado que eu não vejo. Pois é, gostava tanto de ser mais consistente nas publicações mas nem sempre consigo. Eu sou mesmo assim, ando sempre ao sabor do vento. Espero que me perdoes vir aqui e não teres receitas novas. beijoca grande grande. E sim, é assim uma declaração de amor bem camuflada num bolo de pêra ;)

      Eliminar
  8. Gostei tanto da introdução que quase me esquecia de ler a receita :) Tenho estado a viajar por aqui e a adorar. Contudo, foi este que me fez comentar. Uns falam ao estômago mas outros falam também ao coração. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia. Fico tão contente por poder partilhar com alguém estes momentos mais "meus" a acompanhar as receitas. Um beijinho e tudo de bom.

      Eliminar