quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Solha no forno com crosta de coentros e limão e batatinhas "a murro"

Como a maioria das mulheres (julgo eu) tento manter um equilíbrio na alimentação da minha família. Comer de tudo um pouco e preferir sempre produtos frescos e não processados, como muito se tem falado. Claro que quando o assunto arrefece já ninguém tem cuidados ou pensa muito nisso. Eu cá continuo a fazer o que sempre fiz, equilibrar. Uma das coisas que tentei mudar também ao longo dos anos, foi o consumo de peixe. Cresci numa casa que se comia muito peixe, e ainda hoje é assim. Quando fui viver para a minha casa, o "mais-que-tudo" vinha muito mal treinado com o peixe, era vê-lo engasgar-se a toda a hora, e com o receio fui preferindo os medalhões, mimos, tranches e afins, ou então o salmão e o bacalhau que eram fáceis de comer. A pouco e pouco fui introduzindo novos peixes, ensinando as regras base e de como safar-se sem ficar atravessado com uma espinha na garganta. Comecei sempre pelos fáceis, bacalhau, postas de salmão e pescada, depois os carapaus, o peixe espada, um dia um robalo, noutro uma dourada, noutro um pargo e por aí fora. Ganhei esta batalha com todo o orgulho de uma mãe de família que zela pelo melhor de todos. O "piolho" obviamente levou com este tratamento choque do peixe com espinhas desde que me lembro. Até mesmo um simples bacalhau à brás ou outros pratos com o peixe em lascas, eu digo sempre, não confiem em ninguém, nem em mim, porque podem sempre encontrar uma espinha. Durante meses, anos até, fui repetindo sempre a mesma coisa, cada vez que levava peixe à mesa. Puxem a pele, retirem as espinhas de lado assim, ponham-nas fora do prato, olhem para a garfada antes de pôr na boca, depois sintam com a língua e só depois engulam.
Imagino como fui chata...Mas está feito, a minha missão "peixe com espinhas" está cumprida! Quer dizer falta as sardinhas vá... que é só o meu peixe predileto... mas eu vou chegar lá.

Ingredientes para 3 pessoas:
- 1 solha amanhada e com 3 cortes em cima (cerca de 800g)
- sal grosso q.b.
- pimenta branca moída q.b.
- raspa de 1 limão e um pouco do sumo e 2 rodelas para levar ao forno
- 1 pequeno molho de coentros
- 1 dente de alho
- 2 colheres de pão ralado
- 12 batatinhas brancas
- azeite q.b.

Preparação:
Temperar o peixe com sal, pimenta e um pouco de sumo de limão.

Levar as batatas previamente lavadas e com casca a cozer em água temperada de sal, até ficarem cozidas mas ainda bem firmes. Escorrer e reservar.

Triturar os coentros com o dente de alho e a raspa de limão no robot de cozinha (usei coentros que tinha congelado, mas para uma crosta mais estaladiça é melhor serem frescos e bem picadinhos com a faca). Adicionar o pão ralado, um fio de azeite e misturar.

Colocar o peixe no tabuleiro de ir ao forno e por cima a pasta dos coentros e rodelas de limão. Dar um "murro" nas batatas e juntar ao tabuleiro. Regar com um bom fio de azeite e levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 30/35 minutos, ou até o peixe estar bem cozinhado. Servir quente e acompanhar com grelos salteados. Bom apetite!

11 comentários:

  1. O meu tambem vinha mal ensinado! Naquela casa raramente se come peixe e quando se come é frito! Para alem de nao ter sido facil ensina-lo a comer peixe, ainda foi dificil convece-lo a fomer doutra maneira que não fosse frito! A muito custo mas la consegui resultados, mesmo que nao fossem os ideais ja me contento com o que se conseguiu! Irra, onde é que esta gente tem a cabeça! Os meus filhos gostam de peixe, sempre os habituei a isso, excepto o mais velho que sempre foi picuinhas com todas as comidas. Ate com a carne. Só agora começa a ganhar o gosto. Tenho esperança e acredito que um dia será como a mae, boa boca! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente uma trabalheira eheheh, mas depois ficamos até orgulhosas do nosso esforço. Eu felizmente não tenho esquisitos em casa. Estão bem treinados para saborear qualquer comida, é claro que há uma coisinha ou outra que se gosta menos ou ainda não se aprecia tanto. Mas com teimosia chega-se lá. bjs e bom fim de semana

      Eliminar
  2. Gosto muito de peixe no forno e este com esta crosta de coentros deve ter ficado uma delicia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro peixe no forno, é assim aqueles pratos que me confortam a alma. Talvez me lembrem a infância. beijoca e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Gosto muito de peixe assim no forno e este já comia :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá por casa faço muitas vezes, até porque é bastante rápido e descansado este tipo de refeições. bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. A alimentação é muito importante. Vou seguir o teu exemplo quando tiver o meu pequeno. Logo desde pequeno para aprender. O meu marido come bem peixe...vem de uma família em que pescam muito. Até ele!
    O que interessa é ser persistente. Sardinhas também são dos meus peixes preferidos! :D
    Gosto muito de solha, com aquele limãozinho. Nhamiii! Ficou linda a tua. Beijocas.
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara é o melhor a fazer. O meu piolho cresceu sempre a ver legumes que ainda não gostava no prato. E tanto viu que acabou por ir provando cada um aos poucos. E a trabalheira que dava ele tirar as ervilhas do arroz, eheheh, mais valia comer e pronto. Temos menino a caminho? bjs e bons cozinhados.

      Eliminar
  5. Obrigada Susana, tento fazer o melhor que posso para agradar à família, e também aos leitores claro está ;) que também têm de ver uma alimentação variada, senão correm comigo. bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself or did you hire someone to do it for you?

    Plz answer back as I'm looking to create my own blog and would like to find
    out where u got this from. kudos

    my blog psychic answers

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. thanks for the compliment. the blog was all done for me with all the tools that a blogger has and that we can change to our liking.

      Eliminar