sexta-feira, 29 de abril de 2016

Cachaço de porco (cortado à Italiana) no tacho

Eu costumo dizer na brincadeira que já me reformava, mas quem me conhece sabe que isso iria fazer mossa na minha rotina. Eu sou uma pessoa trabalhadora e quanto mais trabalho mais feliz me sinto. Saio do trabalho e quando chego a casa nada me detém. Faço jantar, passo a ferro, recolho a roupa e ponho mais uma máquina a lavar, arrumo as coisas que ficam pelo meio e trato da minha horta doméstica, coisa que me tem dado muito que fazer. Acho que preciso tirar umas férias para tirar um curso de jardinagem porque a minha horta está realmente a deixar-me deprimida. Depois de tantas semanas de dedicação incondicional, além de tudo a crescer verdinho, como brinde tive uma praga de mosquitos. E tenho este odeio de morte de moscas e mosquitos e não tem sido fácil. Estou a viver praticamente numa zona de guerra na minha varanda. Arregaçar as mangas, mudar a terra dos vasos, estudar novas estratégias e um grande ufa que até ver não resta um mosquito. E enquanto me distraí com a "mini horta", distraí-me também que o forno ainda não voltou e acho que sinceramente tenho sentido menos falta, pelos menos nos assados e afins, que bolos, bolachas, pães e peixe assado deixaram grande saudade. Agora cachaço de porco lentamente cozinhado tão ou mais saboroso que no forno, faz-se na panela, palavra de honra! E vá se souberem de algum workshop sobre estas coisas das hortas na zona de Lisboa ou arredores avisem-me.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 kg de cachaço de porco cortado à italiana
- 2 cebolas roxas cortadas às rodelas grossas
- 2 cenouras grandes cortadas às rodelas grossas
- 1 colher de sobremesa de sal grosso
- 3 dentes de alho picados grosseiramente
- 1 colher de chá de sementes de mostarda
- 1 colher de chá de bagas de zimbro
- 1 colher de chá de pimentão doce
- pimenta preta moída q.b.
- 1 colher de sopa de azeite para o piso
- 200ml de vinho tinto
- 1 noz de manteiga
- azeite q.b.

Preparação:
Fazer um piso no almofariz com os alhos e o sal. Acrescentar ao piso as sementes de mostarda, as bagas de zimbro, o pimentão doce, a pimenta e o azeite e voltar a pisar até ficar uma pasta. Com essa pasta massajar toda a peça de carne. Colocar a carne num pirex e acrescentar o vinho tinto. Deixar a marinar algumas horas ou mesmo de um dia para o outro. 

Aquecer um tacho com um fio de azeite e uma noz de manteiga e selar a carne de ambos os lados até ganhar alguma cor. Retirar do tacho e reservar. Juntar ao tacho a cebola e as cenouras e todo o líquido que sobrou da marinada e mais um pouco de água. Deixar em lume alto para evaporar o álcool. Colocar a peça de carne por cima das cebolas e cenouras, tapar o tacho e deixar cozinhar lentamente em lume brando cerca de 1h e 30m ou até a carne ficar bem tenra. Servir com puré de batatas e brócolos cozidos. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Uma refeição mesmo reconfortante e animadora para quando estamos mais em baixo! Tenho a certeza que hás-de vencer a luta com a tua horta. Felizmente na minha não apareceu mosquitos e espero que assim continue. Fico irritada é com os orégãos que teimam em não nascer e já semeei duas vezes e plantei uma! Teimosos! Acho que um mini curso intensivo também me dava jeito! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem até agora parece que está tudo a correr bem com a minha estratégica. Os meu orégãos também não cresceram, nem a camomila, nem o alecrim. Mas já ouvi dizer que isso demora muito mais tempo. Temos de ser pacientes. beijocas

      Eliminar
  2. Que prato maravilhoso, tenho tantas saudades de uma comidinha caseira como as que a minha mãe faz, este prato fez-me lembrar a comida da minha mãe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não gosta da comida da mãe? Eu cá gosto mmuitooooooo. beijocas e bom fim de semanna.

      Eliminar
  3. Gosto tanto duma carninha assim e tão bem acompanhada, uma refeição cheia de sabor.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É comida de confort que sabe sempre bem e não tem nada que saber, é por ao lume e ir à minha vida eheheh. bjs

      Eliminar