terça-feira, 19 de abril de 2016

Feijão branco com salsichas frescas e ovos escalfados

Enquanto a primavera não chega, por aqui estou nas despedidas das comidas pesadas e de conforto. Se bem que vocês já sabem que sou menina para comer isto no verão. Adoro estes pratos e faço volta e meia quando cozo o feijão em casa, pois posso aproveitar parte do caldo da cozedura do feijão para este prato e outros tantos. E a pensar nisso, quando cozo o feijão aromatizo sempre o caldo com uma cebola, uma cenoura, um dente alho, uma folha de louro e sal grosso. Deixo tudo inteiro e assim depois é mais fácil retirar.

Ingredientes para 3 pessoas:
- azeite q.b.
- 3 salsichas fresca tipo churrasco
- 1 cebola roxa picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- 1/2 pimento vermelho cortados aos cubinhos
- 3 colheres de sopa de concentrado de tomate
- 1 gole de vinho branco
- 2 chávenas almoçadeiras mal medidas de feijão branco + caldo da cozedura ou caldo de legumes/frango
- sal grosso q.b.
- flocos de piri-piri q.b.
- 1 pequeno molho de coentros frescos (incluindo os talos)
- 3 ovos escalfados

Preparação:
Aquecer uma frigideira grande com um fio de azeite. Dar uma primeira fritadela nas salsichas de ambos os lados só para ganharem cor. Retirar e reservar.

Juntar à frigideira a cebola, o alho, o louro e refogar ligeiramente. De seguida juntar o pimento e deixar murchar um pouco. Adicionar o tomate, mexer e refrescar com o vinho branco. Sempre em lume alto.

Acrescentar o feijão e um pouco do caldo da cozedura do mesmo (o suficiente para que o feijão fique quase submerso). Temperar de sal e piri-piri, e uma mão cheia de coentros frescos com os talos também. Reservar alguns coentros para decorar. Juntar também as salsichas e deixar em lume alto para acabar de cozinhar e apurar. Manter sempre destapado.

À parte escalfar os ovos e juntar à frigideira (também podem fazer os ovos diretamente no feijão, abrindo 3 cavidades e colocando dentro cada ovo, tapar para que cozinhem melhor por cima). Servir quente polvilhado com mais coentros frescos. Bom apetite!

16 comentários:

  1. Eu nunca fui a maior apreciadora de feijão! Em miúda detestava feijoada! Mais tarde vim a perceber que afinal detestava era a feijoada da minha mãe! Aprendi a gostar de feijoada na escola pois era diferente (mais leve talvez), depois de casar aventurei-me e consegui fazer uma muito semelhante e de volta e meia até me dá saudades e faço, que foi o caso ontem! E também aprendi a gostar de feijão cozinhado doutras formas! Por isso vou levar esta receita que certamente será do meu agrado! Tem muito bom aspeto! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha eu cá já não posso dizer isso. Adoro feijoadas e a melhor é a da minha mãe ;). São pratos pesados, não é para se comer muitas vezes, mas de vez em quando não é pecado. beijocas

      Eliminar
  2. Um tipo de prato que adoro. Costumo colocar os ovos e tapar com lume muito baixo, escalfados na mesma frigideira. Mas quando fizer só ovos escalfados vou usar a técnica do outro post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também faço assim Ana a maioria das vezes. Mas para ficar mais bonito na fotografia e na mesa desta vez fiz à parte. bjs e boa terça-feira.

      Eliminar
  3. Um almoço fácil de confecionar e delicioso

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, que por agora ando numa maré de pratos rápidos e nada complicados. No futuro não sei para o que me vai dar. :)

      Eliminar
  4. Como eu gosto deste prato, posso mesmo dizer que leguminosas com ovo escalfado tem sido um dos meus vícios nos últimos tempos (podia me dar para pior). Só lhe trocava os coentros por salsa e ficava já para o almoço :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, menos mal, leguminosas e ovos escalfados parece-me bem inocente ;). Por aqui somos fãs de coentros, principalmente ele. Já o vi por coentros em pratos que não tem nada a ver. Mas que posso eu fazer, ele é fanático por coentros. bjs

      Eliminar
  5. Mas que prato tão colorido!!
    Parece bem apetitoso.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo a calhar enquanto o calor não chega de vez. bjs

      Eliminar
  6. Comidinha reconfortante e cheia de sabor, podia muito bem ser o meu jantar.
    Esta com um aspecto super delicioso
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São. Serve-te de uma pratinho para ti. beijocas

      Eliminar
  7. A esta refeição se chama comida de conforto. Humm... que aspecto delicioso.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Tânia, é mesmo comida que nos conforta especialmente nestes dias ainda de frio. beijocas

      Eliminar
  8. Carla adoro pratinhos como este! :)
    Nham nham.
    Bem podias mandar um pedacinho para o meu almoço! :)
    Um beijinho,
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar