sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Espetadas de frango com gengibre

Hoje apetece-me fazer o balanço destes 3 meses do novo membro da família, o Scott. A família Sousa ganhou uma nova dinâmica no início de outubro passado. Primeiro estranhou-se e depois entranhou-se. Hoje ele está inserido nas nossas rotinas e nós nas dele. Aos poucos fomos-lhe retirando privilégios, pois agora que já vai à rua, nada de se enfiar nos lençóis. 

Já fica sozinho algumas horas e até nem se porta mal para o que eu previa, pois deixo-lhe praticamente a casa toda aberta para ele não se sentir preso. Gosta de roer, mas ainda não roeu grande coisa, uns rodapés de cortiça, os cortinados, as suas mantas, um puf, 3 pares de pantufas, comeu algumas plantas, o nariz do boneco Snoopy e uma orelha do pai natal, sinceramente nada de especial, e olhem que falo a verdade, sinto mesmo isto que estou a escrever. 

Os xixis e cocós sempre no resguardo com os jornais por cima, e em troca recebia sempre um biscoito. Chegava a fazer uma pinguinha de minuto a minuto só para receber o biscoito. Um dia decidi que ele já estava treinado e acabaram-se os biscoitos. E ele? Ele é muito esperto e começou a fingir que andava esquecido. Lá voltei aos biscoitos de recompensa e ele lembrou-se logo onde devia ir fazer as suas necessidades. 

De noite acorda a pedinchar os meus lençóis mas eu tenho de ser forte e dizer sempre não. Sabem o que ele faz? Faz-me um grande xixi à porta do quarto. E eu sei bem que isto é por vingança. Respiro fundo e não desisto de o por na linha como uma verdadeira líder da matilha. 

É um viciado em comida e cheira a milhas quando abrimos o frigorífico, ou não fosse ele um cão de caça. Adora cheirar tudo, escavar no sofá, dar grandes saltos e essas coisas giras. Já para não falar que um dia estávamos a jantar e ele saltou-nos literalmente do sofá para cima da mesa, onde morava um franguinho bem cheiroso. 

Eu sabia destas características todas da raça e achei-as perfeitas para mim e para a minha louca família. Um cão cheio de energia, que subisse e descesse os 3 andares da minha casa sem pestanejar e adorasse praia e campo. Ele endoidece com a praia e passeia no campo ao nosso lado sem trela todo destemido. Ele é perfeito para nós, e nós para ele.

O "piolho encardido" trata-o como um irmão, daqueles que brincam à pancada e andam sempre a fazer queixas um do outro e com a ciumeira incluída. Um dia caiu em cima do cão e lá fomos nós para o hospital. Uma costela aleijada. Rx, medicamentos, injeções e muito repouso pelo menos 4 dias. Pois, pois, repouso dizia a médica... Uns dias depois o cão rasgou a orelha do "piolho" e nós: outra vez, lá temos de ir para o hospital para este levar pontos... Mas não foi preciso.

Eu podia alongar-me muito mais, há tantas histórias giras deste pequeno peludo mas vou passar à receita, umas espetadas simples sem grandes calorias, para fingir que me tenho portado bem. Bom fim-de-semana!

Ingredientes para 4 espetadas:
- 2 peitos de frango cortado aos cubos (750g)
- 8 tomates cherry inteiros
- 1/2 cebola roxa média cortada aos quadrados
- 1/2 pimento verde cortado aos quadrados
- 1/2 pimento vermelho cortado aos quadrados
- 1 pedaço de gengibre ralado (tamanho do polegar)
- 3 colheres de sopa de molho de soja
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- sal grosso q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho mistura várias pimentas)
- azeite q.b.

Preparação:
Numa taça misturar o gengibre, o molho de soja, o sumo de limão, um pouco de sal e pimenta. Deixar o frango a marinar nesta mistura alguns minutos.
Montar as espetadas a gosto, alternando o frango, os pimentos, a cebola e o tomate. Pincelar com azeite e grelhar de ambos os lados num grelhador de fogão ou até mesmo no forno. Servir de imediato com rodelas de limão e alguns coentros picados para colorir ainda mais o prato. Acompanhar com arroz basmati, legumes ou saladas. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Foi tão giro de ler! Também gostei das espetadas! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E resumi. Tinha tanto para contar. beijocas e bom fim-de-semana. Por cá com muito frio grgrggrgr.

      Eliminar
  2. Uma refeição mesmo a meu gosto!

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto. Cá em casa adoramos espetadas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/bolo-de-pudim-flan.html

    ResponderEliminar