quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Queques de beterraba com sultanas e mel

Estou viciada em guloseimas. Não passo um dia sem comer qualquer coisa doce. Ainda ontem roubei de fininho dois bombons ao frasco e comi às escondidas assim em jeito de: "se ninguém ver é como se nunca os tivesse comido". E eu que tinha prometido no fim-de-semana passado deixar o açúcar de lado e ir procurá-lo na fruta para satisfazer esta minha gula. Pois bem, foi a pensar nisto que elaborei uns queques de beterraba bem saborosos e bem doces com a ajuda das sultanas, das amêndoas e um pouco de mel. O problema é que comi logo dois de seguida... Um para provar e outro para comprovar.  Shame on you Carla!



Ingredientes para 6 unidades:
- 1 beterraba cozida
- 1 mão cheia de sultanas
- 2 colheres de sopa rasas de mel
- 2 colheres de sopa de óleo de coco puro
- 1 ovo tamanho M
- 100 de farinha de trigo Tipo 55
- 1 colher de café de fermento químico
- amêndoas laminadas q.b.

Preparação:
Colocar a beterraba, as sultanas, o mel e o óleo de coco no robot de cozinha e triturar bem. Juntar o ovo e voltar a bater. Peneirar a farinha com o fermento e juntar ao robot de cozinha e triturar uma última vez, apenas o suficiente para envolver tudo.
Colocar formas de papel frisado numa forma para queques e dividir o preparado por  todas. Polvilhar com as amêndoas.
Levar ao forno pré-aquecido a 160º, aproximadamente 25 minutos. Fazer o teste do palito, se sair limpo estão cozidos. Retirar do forno, e deixar arrefecer fora da forma. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Que aspeto fantabulástico têm esses queques! Eu adoro a cor que a beterraba dá aos bolos! Eu também andei uns dias sempre com vontade de petiscar algo doce. Mas era o meu organismo que estava viciado no açúcar das festas! Entretanto acho que já voltei à normalidade! Pelo menos há três dias que não como nem me apetece algo doce! Vou levar para mim, ok?! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O açúcar vicia mesmo. Eu ainda não recuperei, ainda estou tão gulosa... beijocas e resto de boa semana. Sem doces! Eu cá não prometo ;)

      Eliminar
  2. Perfeitos para os lanches!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ai que fiquei mesmo cheia de vontade de provar estes queques e agora passaste para mim o pecado da gula (não que ele se tivesse perdido, deve ser defeito das "carlas"). Ainda experimento este fim de semana se não houver nenhum contratempo entretanto ;)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu ainda não recuperei da gula. Juro que tentei, tentei, tentei... Ia tão bem agora um pastelzinho de nata ;). bjs

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Vou repeti-los mais vezes. Acho que valem bem a pena e são super rápidos de preparar. :)

      Eliminar