quarta-feira, 12 de julho de 2017

Gambão selvagem frito à moda da Patrícia

As tardes de fim-de-semana são perfeitas para os petiscos em casa.
Na mesa havia chouriço assado, queijo mozzarela de búfala com uma marinada especial a servir de tempero, pão torrado e bebidas bem frescas. 
Mas o que interessa hoje é falar desta receita da minha amiga Patrícia, que não liga nada a estas coisas da culinária, mas surpreendeu-me com algumas dicas para fazer gambão. Aliás, surpreendeu-me ao vivo e a cores no dia que fez este prato para compor a mesa de fim de ano. Íamos conversando enquanto ela fazia o gambão assim meio nervosa em falhar... Qual quê, foi para a mesa, além de muitas gargalhadas, confusão (da boa) da criançada, entre outros petiscos, uma bela travessa de gambão feito na perfeição. E quando digo na perfeição, é perfeição mesmo, pois quem compra gambão sabe que se não o cozinhar em condições, podemos bem ficar com uma coisa molenga para mastigar, e isso não é nada bom. Aqui fica a receita com livro de reclamações dirigido à Patrícia, ok?

Ingredientes:
- 1kg de gambão selvagem
- sal fino q.b.
- 6 dentes de alho picados
- azeite q.b.
- 1 shot de vinagre de vinho branco
- 1 shot de whisky

Preparação:
Retirar o gambão do congelador uma hora antes (ou duas se estivermos no inverno). Passar por água, e mesmo "ainda meio" congelado fazer um corte ao longo do gambão e retirar a tripa se necessário (a ideia é que o gambão não descongele na totalidade).
Deixar no escorredor e temperar de sal.
Aquecer uma frigideira grande com um fio de azeite e os alhos. Fritar os camarões (ainda "meio" congelados). Quando estiverem mesmo a terminar de fritar juntar o vinagre que irá fazer com a sua carne fique firme e não com a textura molenga típica do gambão. Terminar com um shot de whisky e flamejar. Está pronto a servir. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Olá,
    Para o caso de querem reclamar ou dizer mal aviso já que NÃO sou a Patrícia...
    :)))))))))))))))))
    Fazer comida para uma cozinheira nata não é de estar calma. Qualquer coisa que faça não está a altura mas foi com muito gosto que o fiz.
    Mas claro que faço com gosto e nervosismo e principalmente apenas uma vez ao ano ehehehe ;)
    Confesso que uma das coisas que mais gosto nesta vida é ir comer a tua casa.
    Beijos e continuação de bons cozinhados.

    Tudo de bom para a minha "bíblia sagrada" o teu site "o meu tempero"!
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh só tu para me fazeres rir dona Patrícia. Tenho de te por a cozinhar mais vezes. Não sei porquê cheira-me que até sabes cozinhar bem, não queres é revelar o teu segredo. Obrigada pelo elogio e daqui também adoro cozinhar para vocês, agora com mais dois à mesa, os meus sobrinhos emprestados. Estou à espera de combinarmos o nosso petisco assim que puderem. beijocasssss e abraço bem apertado, daqueles que eu gosto tanto de te dar.

      Eliminar
  2. Muito bom....ficou um espetáculo

    ResponderEliminar
  3. Muito bom ficou ótimo....

    ResponderEliminar
  4. Muito bom ficou ótimo....

    ResponderEliminar