sexta-feira, 20 de julho de 2018

Cuscuz com cogumelos e bacon

Finalmente o dia chegou. O dia mais esperado do verão com as notícias que eu realmente já calculava, mas ver preto no branco é outra coisa. 
Demoraram a sair as avaliações, mas cá estou mais um final de ano letivo do "piolho encardido", inchada que nem um peru recheado em época de natal. É isto que todos os pais sentem, esta coisa do orgulho que fica aqui dentro de nós prestes a rebentar por todo o lado, que temos mesmo de partilhar com toda a gente que nos quer bem. 
Foi um martírio todos os dias para acordá-lo, um martírio para se despachar a vestir, a tomar o pequeno-almoço (eu até tinha uma lista diária de pequenos-almoços, desde panquecas, bacon com ovos mexidos, etc., só para ele se levantar mais depressa), foi um martírio vê-lo a preparar a mala mesmo na hora de sair, ou mesmo a fazer os trabalhos de joelhos em cima da cama, foi um martírio para que nos dias de frio conseguisse convencê-lo a agasalhar-se convenientemente (sem efeito algum), para que não adoecesse e faltasse à escola, um martírio para que levasse a sério as disciplinas que o entediam, foi mesmo cansativo. Até a largar os ténis velhos e rasgados foram precisos muitos dias de martírio. Já vos contei que chego a comprar-lhe a roupa dele velha, só para ele deixar de usá-la? 
O raio do puto deixa-me perplexa com a sua capacidade de gerir tudo isto com uma certa calma, como se soubesse que no final, depois de tantos nervos que me deu, a "ficha" dele ia estar impecável. Ver o nome dele no quadro de excelência dá-me uma certa felicidade, confesso, porque por um lado valeu a pena todos estes martírios. 
Bom fim-de-semana e obrigada a todos os professores que fazem o seu melhor para que os seus alunos tenham bom aproveitamento. Pela parte que me toca uma turma impecável no geral, o que também quer dizer que os professores estiveram à altura. Obrigada mesmo!
E a receita só podia ser rápida, como leram, andei mesmo ocupada, ufa ;)



Ingredientes para 2 pessoas:
- 150g de cuscuz
- 200ml de água a ferver
- 250g de cogumelos brancos laminados e cortados grosseiramente com mão
- 60g de tiras de bacon
- 1 dente de alho esmagado com utensílio manual próprio ou bem picado com a faca
- vinagre balsâmico q.b.
- 1/4 pimento vermelho cortado aos cubinhos
- 1/2 cebola roxa picada
- 1 molho pequeno de salsa fresca picada

- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta mo+ida q.b. (usei moinho mistura de várias pimentas)

Preparação:
Colocar o cuscuz e uma pitada de sal numa tigela. Verter a água a ferver e tapar com película aderente. Quando a água estiver toda absorvida separar os grãos com um garfo e reservar.

Levar uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite. Adicionar primeiro os cogumelos, o bacon e o alho, e deixar fritar até os cogumelos secarem um pouco e o bacon ficar crocante. 

Acrescentar um borrifo de vinagre balsâmico, o pimento e cebola. Deixar apurar uns minutos. Desligar o lume retificar o tempero de sal e pimenta e juntar a salsa fresca picada.

Juntar o preparado dos cogumelos ao cuscuz, misturar e está pronto a servir. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Muitos parabéns. Ainda bem que tudo terminou como desejava! :) Amei a receita!:)

    Beijo e um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cidália! A vida é sempre melhor com estas alegrias. bjs e bons cozinhados e poesias :)

      Eliminar