sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Feijoca com bacalhau e ovos

Nos últimos anos o natal não tem tido grande significado para mim, até porque não pertenço a religião nenhuma, mas fui sempre na onda, a onda de onde cresci e aprendi os melhores valores. Destes dias guardo apenas os momentos em paz com as minhas pessoas, mesa farta e muita alegria. É assim que quero, não só para o natal como para o ano inteiro. 
Este ano finalmente decidi contrariar-me e trocar as voltas a mim própria, e olhem que sou de ideias fixas atualmente, mas se o assunto mete "cozinha" então nem preciso de andar às voltas e à guerra comigo. E sim, este ano estou feliz a preparar novamente os miminhos caseiros para oferecer, e isto faz-me mesmo feliz, mesmo que ainda só seja 15 de novembro... Nem eu acredito 😊.
A receita de hoje é de conforto e bem picante (se quiserem), feita na frigideira e apurada devagarinho. Bom fim-se-semana!

Outras receitas com feijoca aqui.


Ingredientes para  2 pessoas:

- 1 lombo de bacalhau (usei dos congelado e já demolhado)
- 1 frasco de feijoca já cozida (lavada e escorrida)
- 1/2 pimento vermelho cortado às tiras
- 1 cebola cortada em meias luas finas
- 1 dente de alho inteiro ligeiramente esmagado
- 1 folha de louro
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- sal q.b.
- pimenta caiena q.b.
- coentros ou salsa fresca picada q.b.

Preparação:
Cozer o bacalhau, limpar de pele e espinhas e dividir em lascas.

Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite, o dente de alho e a folha de louro. Acrescentar a cebola e o pimento e refogar ligeiramente. 

Juntar o feijão, a polpa de tomate, um pouco de água de cozer o bacalhau, temperar de sal e pimenta e deixar a apurar lentamente. 

Nos últimos minutos juntar o bacalhau e envolver tudo. Abrir dois buracos para colocar os ovos. Tapar a frigideira para ajudar a cozer os ovos.

Servir de imediato com coentros ou salsa fresca picados. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Uau que excelente sugestão que nos trazes!
    Uma excelente e feliz semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar