18 novembro 2019

Mistura para caril (presentes caseiros)

Os presentes de comer caseiros dão obviamente mais trabalho e também não ficam mais baratos, mas fazê-los chega a ser relaxante para mim, muito mais do que me enfiar num shopping qualquer à procura de presentes originais e que realmente sejam úteis para quem os recebe.
Não faço todos os anos como se fosse uma regra a cumprir, faço quando me apetece, e este ano apetece-me.

Antes de por mãos à obra é preciso organizar ideias para que no final tudo fique bonito, e comestível até à hora de o entregarmos em mão.
Primeiro faço uma lista das pessoas a quem quero oferecer, depois reúno as receitas que quero, granolas, bolachas e bolinhos, sal e azeites aromatizados, etc. Há muitas ideias pela internet, tantas que o melhor é começarem primeiro pelo vosso gosto pessoal, assim tornamos os presentes mais à nossa imagem.

Depois é pensar em como decorar tudo. Fazer as etiquetas, escolher as fitas a condizer e comprar os frascos. Mesmo não tendo grande jeito para os trabalhos manuais, gosto que no fim tudo fique harmonioso e todos os frasquinhos e saquinhos combinem entre si. Gosto da simplicidade, nada muito elaborado.

Ao longo do ano podemos ir comprando várias fitas e frasquinhos, com tempo fazemos melhores compras. Os frascos usados também são uma opção, mas para mim têm de estar irrepreensivelmente limpos de colas e nada de tampas com ferrugem, lá por serem presentes caseiros não tem de ser feitos com desprimor.

Reunida a lista das pessoas, as receitas, os frascos, as etiquetas e as fitas, é hora de reunir os ingredientes e para tal também é preciso reunir o melhor, porque afinal estamos a oferecer um pouco de nós.

Começo sempre pelos mais fáceis e com maior validade, depois faço as compotas, e dias antes  de oferecer faço as granolas, as bolachas, os bombons, etc. 
Quando tudo estiver reunido, é só embalar e escolher um saco ou caixa de tamanho adequado. Esta parte ainda não decidi, ainda tenho tempo para fazer a melhor escolha.

Esta mistura de caril já anda pelo blogue, só dobrei a dose para fazer frascos maiores. Gosto de fazer por camadas independentemente da ordem, depois é só misturar e usar como um pó de caril normal.

Ingredientes para cada frasco:
- 2 colheres de chá de coentros em pó
- 2 colheres de chá de salsa seca
- 2 colheres de chá de alho em pó
- 2 colheres de chá de cominhos em pó
- 3 colheres de chá de açafrão das Índias
- 2 colheres de café de pimenta preta em pó
- 2 colheres de chá de sementes de funcho
- 2 colheres de chá de grãos de coentros

Sem comentários:

Enviar um comentário