segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Sopa juliana

É bom aproveitarmos as coisas boas da vida, e são por vezes as mais simples, e que estão ao alcance de todos, que nos fazem mais felizes. Mesmo no inverno com frio e alguma chuva os fins-de-semana podem ser aproveitados ao máximo. Assim que o sol espreita vamos todos a correr passear para o parque.  O Scott vai sempre conosco e o puto que já se aborrece, até se entusiasma se perceber que andam Pokémons por lá. Se não chover vamos até à praia, e que bom que é passear na praia sem ninguém, ficarmos por ali sentados a apanhar o sol de inverno e a olhar para o mar, e o Scott esse cão doido varrido é a cereja no topo do bolo. Depois sofá, manta quente e netflix sabe-nos tão bem. O pior é cabermos os quatro. No fim acabamos todos em cima do pai, pernas e cão, e ele nunca reclama apesar de ser o maior e o que precisa de mais espaço. Depois há os petiscos e uma sopa para nos confortar e mais netflix a seguir.
E é assim que começo a semana por aqui, com uma sopa bem cremosa, com batata, que raramente utilizo. Ficou tão boa e quentinha, e ninguém ficou com pés frio. Boa semana!

Ingredientes:
- 1 cebola grande picada
- 400g de batata
- 400g de cenouras (reservar 1 cenoura pequena para cortar em juliana)
- 1 nabo grande (reservar metade para cortar em juliana)
- 150g de couve-flor cortada em juliana
- 1,5 l de água
- sal grosso q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Levar uma panela ao lume com um fio de azeite e refogar ligeiramente a cebola. Adicionar a batata, a cenoura e o nabo, tudo cortado grosseiramente (reservar metade do nabo e 1 cenoura para cortar em juliana). Temperar de sal e adicionar parte da água, até cobrir os legumes. Deixar cozinhar até estarem todos bem cozidos.

Triturar bem com a varinha mágica, voltar a levar ao lume a levantar fervura e adicionar os restantes legumes reservados cortados em juliana (a couve, o nabo e a cenoura) até ficarem cozidos mas ainda firmes.

Retificar o tempero de sal se necessário, e a textura do creme para adicionar a restante água. Servir quente. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário