sexta-feira, 26 de junho de 2020

Quindim

O Meu Tempero

É no meio do caos que podemos tomar grandes decisões. Decidi renascer, tomar um caminho diferente que me desse mais alegria e me tornasse numa pessoa melhor. E tornar-me melhor é pôr-me em primeiro lugar uma vez na vida. Para mim uma história chegou ao fim, sem retorno, porque já não sou a Carla indecisa de outros tempos, que se confundiu com a Carla destemida de tempos ainda mais remotos. Mudança, preciso de mudança, e mudança requer sacrifício, trabalho, dúvidas, medos e anseios, mas deixei de temer e a hora é agora, agora que ainda tenho uma metade de vida por viver. O final será como nos filmes, disso tenho a certeza, porque os sonhos que se projetam com afinco, acabam sempre por acontecer. E sim, quindim, muitos quindins para me adoçar os dias, receita do programa "Doces do Ofício" da 24kitchen, que ficam sempre perfeitos, só não pus raspa de lima, fi-los em formas maiores, usei o truque de peneirar as gemas e deixar repousar um pouco a massa antes de ir para o forno para as gemas descerem e separarem-se do coco, truque que aprendi com uma senhora brasileira. Bom fim-de-semana!

Ingredientes para 6 unidades:
- 5 gemas tamanho L
- 1 ovo tamanho L
- 100g de coco ralado + para decorar no final q.b.
- 125g de açúcar refinado
- 50g de leite de coco
- manteiga para untar e açúcar refinado q.b. para polvilhar as formas

Preparação:
Untar as formas com manteiga e polvilhar com açúcar. Usei uma forma de silicone de 6 unidades.
Peneirar as gemas com o passador de rede para retirar a película transparente. Acrescentar a clara e mexer sem ser necessário bater.

Juntar o coco ralado e mexer, depois o açúcar e o leite de coco, misturar novamente e está pronta a massa. Dividir pelas formas até cima e enquanto o forno pré-aquece nos 110º, a massa fica a repousar.

Levar ao forno e deixar assar por 50 minutos, se fizerem em formas mais pequenas um pouco menos. Retirar com cuidado e verificar se as gemas no fundo estão já solidas. Desenformar, deixar arrefecer e reservar no frigorifico. Servir polvilhado com coco ralado a gosto. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário