terça-feira, 2 de junho de 2020

Tortilha de frango no forno

O Meu Tempero

É verdade não tenho partilhado muita coisa estes últimos dias. Sabem porquê? Porque o meu rapaz agora lembrou-se que gosta de cozinhar, agarra no meu avental, nas minhas panelas, no meu fogão e ocupa-me a cozinha. E posso dizer que me enche de orgulho vê-lo com 14 anos tomar as rédeas de uma refeição do início ao fim. 
Eu só entro no início para lhe dar dicas quando ele escolhe a receita, no meio para comer e no fim para limpar a cozinha. 
Para já e porque é assim que se cresce, a verdade acima de tudo e a minha opinião é sempre honesta. O raio do puto tem jeito, até molho béchamel sabe fazer para a sua especialidade "Mac&Cheese à sua maneira", que há dias fez (quem me acompanha no instagram viu nos stories). 
Sabe, entre outras coisas, fazer panquecas a "olho", bastou ensinar-lhe a textura que tem de ficar a massa e está feito. Amanhã diz que vai fazer as francesinhas da tia, até já apontei os ingredientes que me faltam (tirando os cubos de caldo mágico que não uso há muitos anos).
Vou-me aproveitando desta sua aptidão para descansar dos últimos meses que não têm sido fáceis para mim. Não quero desistir, por isso hoje vim trazer-vos uma ideia simples com sobras de frango, uma tortilha de forno, prática de fazer e com uma salada verde fica uma delícia. Abraço apertado a todos! Cuidem-se!

Ingredientes para 3/4 pessoas:
- 3 batatas médias cortadas em cubos
- 6 ovos tamanho M
- 1 chávena grande de sobras de frango desfiado
- folhas de manjericão fresco picado q.b.
- 6 tomates mini (usei tomate Rama)
- sal q.b.
- pimenta moída q.b.
- alho em pó q.b.
- azeite para fritar q.b.

Preparação:
Fritar as batatas em azeite quente (não é necessário usar muito) e deixar a escorrer em papel absorvente. Reservar.

Numa taça bater os ovos, adicionar o frango, o manjericão e as batatas já fritas. Mexer e temperar de sal, pimenta e alho em pó a gosto.

Verter o preparado anterior para a travessa de ir ao forno untada com azeite, ou forrada com papel vegetal e por cima colocar os tomates.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, até ficar bem dourada e os ovos cozinhados. Ter atenção ao tempo para não ficar muito seco. Acompanhar com uma salada verde. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário