sexta-feira, 12 de junho de 2020

Asas de frango fritas (com polme)

O Meu Tempero

É sempre boa altura para fazer petiscos em casa, e as asas de frango são perfeitas para a ocasião. São económicas, rendem bastante (16 asas cortadas ao meio fazem 32 pedaços de frango) e há à venda em todos os talhos, hipermercados, etc. A maneira que mais faço é no forno com mel e piri-piri, ficam deliciosas, mas há sempre espaço para outras versões, e assim vou variando e surpreendendo a família. Estas foram cozidas primeiro porque eram grandes, e depois preparei um polme misturando dois tipos de farinha e juntando vários temperos. O polme tem dias que junto ovo, outros não, umas vezes escolho dois tipos de farinha, outros ponho água, leite ou cerveja, é ir variando e usando o que se tem em casa, especialmente os restos de farinha que vão ficando no fundo dos pacotes.

Ingredientes:
- 16 asas de frango grandes
- sal q.b.
- óleo para fritar q.b.
- 1 limão cortado às rodelas para servir
Para o polme:
- 150g de farinha de trigo
- 150g de farinha de milho
- 1 ovo Tamanho S
- 1 colher de chá de paprika
- 1 colher de chá de folhas de salsa seca
- 1 colher de chá de folhas de coentros secos
- 1/2 colher de chá de alho em pó
- piripiri q.b.
- água q.b.

Preparação:
Descartar primeiro a ponta das asas e depois cortar ao meio pela parte do osso.
Levar um tacho ao lume com água temperada de sal. Assim que levantar fervura juntar as asas e deixar até estarem praticamente cozidas. Como eram bastante grandes assim garantimos que depois de fritas ficam bem cozinhadas por dentro. Escorrer e reservar.

Preparar o polme, misturando primeiro os ingredientes secos, adicionar depois o ovo e água q.b., mexer até obter uma textura não muito líquida, tem de ficar uma massa que escorra mas que seja consistente.

Levar uma frigideira ao lume com óleo, assim que estiver quente, passar as asas de frango pelo polme, escorrer o excesso, e fritar de ambos os lados até ficarem douradas. Deixar a escorrer em papel absorvente à medida que vão sendo fritas. Servir com rodelas de limão. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. O meu filho adora, além de que fica um petisco bem económico ;). Bjs e bons cozinhados.

      Eliminar