quinta-feira, 9 de julho de 2020

Bolo de coco (textura quase pudim)

O Meu Tempero

Os dias estão quentes e bonitos, perfeitos para me encaixar na parte boa de todas as coisas. É assim que tenho digerido o lado menos bom desta pandemia. Aos poucos vou-me recompondo da desilusão e do aproveitamento que me foi feito durante largos anos, e sair de mãos a abanar para começar do zero é coisa que não me assusta. Sou mulher e isso basta-me para ter nascido com aquela força extra que o universo nos deu. De uma coisa tenho a certeza, aprendi a lição e sei bem o que quero para o meu futuro profissional e pessoal.
Um destes dia fiz um bolinho de coco quase, quase a fazer lembrar pudim, se não me tivesse distraído com o forno. A receita deu-me a minha mãe emprestada que tirou da internet, fez e deu-me a provar e eu achei uma maravilha, e claro que fui fazer a minha versão e mexi nas quantidades do açúcar e do óleo para me sentir menos culpada. Ficou bem bom!

Ingredientes:
- 3 ovos Tamanho L (ovos sempre à temperatura ambiente)
- 200g de açúcar (usei açúcar amarelo)
- 100 ml de óleo (usei óleo de milho)
- 300 ml de leite (usei leite meio gordo)
- 200 ml de leite de coco
- 40g de coco ralado
- 120g de farinha de trigo T55
- 150g de amido de milho
- 1 colher de sobremesa cheia de fermento químico
- manteiga e farinha para polvilhar a forma q.b. (usei papel vegetal)
- coco ralado e raspas de lima q.b. para decorar

Preparação:
Pré-aquecer o forno nos 180º. 
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha sacudindo o excesso, ou usar papel vegetal.

Bater os ovos com o açúcar até dobrar de volume.
Juntar o óleo, o leite, o leite de coco e o coco ralado, e voltar a bater até ficar bem misturado.

Peneirar a farinha com o amido de milho e o fermento para o preparado anterior e bater só até estar tudo bem incorporado. Vai ficar um preparado líquido.

Verter o preparado para a forma (usei uma forma de louça quadrada de 23cm) e levar ao forno cerca de 45 a 50 minutos. Fazer o teste do palito. Mesmo que pareça mole depois de arrefecido fica mais firme e ficará com uma textura perfeita quase a fazer lembrar pudim.

Desenformar de imediato com cuidado e deixar arrefecer por completo até servir. Decorar com coco ralado e raspas de lima a gosto. Bom apetite!

1 comentário: