sexta-feira, 17 de julho de 2020

Pataniscas de salmão e abacate

O Meu Tempero

Podemos fazer pataniscas de quase tudo, de atum, de bacalhau, de frango, de beterraba com filetes de cavala em conserva, só de cavala fresca, de tentáculos de potas, etc. As de hoje são de salmão e abacate e foram fritas em pouco azeite. Quando quero as pataniscas mais gordinhas e com aqueles bicos estaladiços frito-as em óleo abundante. E depende da textura que pretendo adiciono mais ovos, mais água, ou mais farinha se quiser que rendam mais. Estas levaram só ovos e menos farinha que o habitual. Espremer um pouco de limão na altura de comer dá um toque delicioso, palavra de honra!

Ingredientes:
- 1 posta de salmão cozida ou grelhada 
- 1 abacate maduro
- 100g de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 3 ovos tamanho L
- 2 colheres de sopa de ervas frescas picadas (salsa, coentros e manjericão)
- sal e pimenta moída q.b.
- azeite q.b. para fritar
- gomos de limão para servir q.b.

Preparação:
Limpar o salmão de pele e espinhas, e desfiar. 
Cortar o abacate ao meio no sentido longitudinal junto ao caroço, separar as metades e dar um golpe com força com a faca no caroço para sair com mais facilidade. Retirar a polpa e esmagar com o garfo.

Numa taça juntar o salmão, o abacate, a farinha, o fermento, os ovos e misturar bem com a ajuda de um garfo. Juntar as ervas frescas picadas, temperar de sal e pimenta e voltar a misturar bem.  

Levar uma frigideira a aquecer coberta com azeite (não é necessário muito) e quando estiver quente, colocar colheradas (com uma colher de sopa) da massa e com a ajuda de outra colher empurrar a massa para o azeite.  

Fritar de ambos os lados até ficarem douradas. Deixar a escorrer o excesso de azeite em papel absorvente. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário