sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Mousse de chocolate

O Meu Tempero

O Meu Tempero

Um destes dias tive de preparar uma sobremesa para um jantar especial e que todos gostassem. Não foi preciso pensar muito, decidi-me pela vulgar mousse de chocolate que faço há anos da mesma maneira. Aprendi com a minha irmã e nunca mais esqueci a receita. Num piscar de olhos estava pronta. Bem bom!

Ingredientes para 6 pessoas:
- 6 ovos tamanho L
- 6 colheres de sopa rasas de açúcar branco
- 200g de chocolate culinário
- 1 colher de sopa rasa de manteiga
- 1 pitada de sal

Preparação:
Partir o chocolate grosseiramente e levar a derreter em banho-maria com a manteiga (ou no micro-ondas). Assim que estiver quase derretido apagar o lume e mexer bem, que acaba por derreter na totalidade com o calor residual.

Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e reservar.
Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e dobrar de volume.

Com o chocolate ainda um pouco quente, adicionar o preparado das gemas e misturar bem. O calor do chocolate vai ajudar a cozinhar um pouco as gemas.

Com o preparado do chocolate e das gemas já arrefecido, misturar primeiro um pouco das claras em castelo e mexer bem a primeira vez. Depois aos poucos ir adicionando as restantes claras envolvendo  cuidadosamente de baixo para cima para não perderem muito ar.

Dividir a mousse em taças individuais ou numa taça grande. Levar ao frigorifico para assentar e ganhar consistência. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário