terça-feira, 2 de março de 2021

Almôndegas de carne com molho de tomate e legumes

O Meu Tempero

O Meu Tempero

O Meu Tempero

Não sou de grandes "meal prep", aliás quando preciso de cozinhar a mais, abro o congelador e retiro algumas coisas, vou à despensa e ao frigorífico e retiro outras, e a partir daí vou pensando e construindo na minha cabeça as refeições que quero fazer. 

À última da hora a carne que podia ser para uma lasanha pode bem acabar em almôndegas, e um resto de legumes a pedir socorro podem bem acabar num molho de tomate ao invés de na sopa. 

É assim que sou feliz por enquanto. Funciona para mim. Só faço planos e listas nos meus almoços ou jantares de família ou amigos, para que nada falhe e seja o mais perfeito possível (calma, agora estamos confinados). Vamos à receita?

Ingredientes:
Para as almôndegas:
- 500g de carne picada de vaca
- 500g de carne picada de peru
- 1 pequeno molho de coentros frescos picados
- 1 ovo tamanho S
- 6 colheres de sopa de pão ralado (usei Panko)
- sal e pimenta q.b.
Para o molho:
- 600g de polpa de tomate
- 1 cebola
- 1/4 de alho francês pequeno (só a parte branca)
- 1 dente de alho
- 1 tira pequena de abóbora
- 1 cenoura
- folhas de manjericão q.b.
- 1 folha de louro
- azeite q.b.
- sal q.b.
- 1 colher de chá de açúcar (opcional)

Preparação:
Numa taça grande misturar bem as carnes. Adicionar os coentros, o ovo e algumas colheres de pão ralado, temperar de sal e pimenta. Misturar novamente e ir acrescentando o restante pão ralado, poderá ser necessário mais, ou menos, dependendo do tamanho do ovo. Moldar as almôndegas com as mãos e reservar no frigorífico.
 
Para o molho, levar um tacho ao lume com um fio de azeite e a folha de louro, e fazer um refogado ligeiro com a cebola, o alho francês e o alho. Adicionar a abóbora e a cenoura tudo cortado grosseiramente, e deixar refogar mais um pouco. 

Juntar a polpa de tomate e um pouco de água, as folhas de manjericão, tapar e deixar fervilhar até estar tudo bem cozido e o tomate perder um pouco a acidez. Temperar de sal e adicionar o açúcar que ajuda a equilibrar a acidez do tomate. Retirar a folha de louro e triturar bem. Se necessário adicionar mais água.

Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite e selar as almôndegas de ambos os lados. Juntar ao molho e levar novamente ao lume para acabar de cozinhar. Servir com um acompanhamento a gosto e congelar uma parte para outra refeição.

4 comentários:

  1. Quando comia carne adorava almondegas , agora faço vegetarianas e são igualmente deliciosas.
    Essas tem muito bom aspeto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rendem muito e são muito económicas. Muitas vezes coloco legumes e menos carne. Ficam igualmente boas. Bjs e bons cozinhados.

      Eliminar
  2. Eu adoro almondegas! Obrigada pela receita.

    ResponderEliminar