segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Salsichas frescas com couve lombarda (no forno) e puré de batata

 
Mesmo que o meu tempo agora tenha de ser gerido de outra forma, há sempre tempo para os clássicos que fazem parte da minha infância. 
 
A minha mãe fazia de forma diferente, não enrolava as salsichas na couve, ia tudo para um tacho grande, e além dos ingredientes normais, também punha batatas aos cubinhos e cenouras às rodelas. No fim o sabor era único e o cheirinho na cozinha inigualável.
 
Cá por casa continuo a gostar de enrolar as salsichas na couve e o acompanhamento preferido é puré de batata. Mas há atalhos para os dias com menos tempo, mas com mais vontade de pratos de conforto. 

No forno e com o molho de tomate caseiro que faço muitas vezes, que já inclui tomate fresco, polpa de tomate, cebola, alho, louro e ervas frescas a gosto, que podem ser depois trituradas ou descartadas antes de triturar, foi mesmo rápido e não compromete o sabor, palavra de honra!


Ingredientes 3/4 pessoas:
Para as salsichas:
- 10 salsichas frescas de porco 
- 10 folhas de couve lombarda
- 4 colheres de sopa de molho de tomate caseiro (ou de compra)
- 100ml de água ou caldo de galinha/legumes caseiro
- sal q.b.
- azeite q.b.
- salsa fresca picada q.b. 
Para o puré:
- 1 Kg de batata branca para cozer
- sal q.b.
- pimenta branca q.b.
- 1 pitada de noz moscada
- 1 colher de chá de mostarda Dijon
- 1 colher de sopa de manteiga
- leite q.b.
 
Preparação:
Lavar as folhas de couve e cortar o talo mais rijo. Escaldar em água a ferver temperada de sal e escorrer. Colocar as folhas de couve na tábua de trabalho e uma a uma enrolar cuidadosamente nas salsichas.
 
Ir dispondo na travessa de ir ao forno lado a lado para não ser necessário prender com os palitos. 
Temperar de sal, pimenta, um fio de azeite, o molho de tomate por cima e a água ou caldo de caseiro de galinha ou legumes. 
 
Tapar com papel prata e levar ao forno pré aquecido nos 180º aproximadamente 35/40 minutos, ou até a couve estar bem tenra.

Com as salsichas no forno ir preparando o puré.
Cozer as batatas cortadas em pedaços iguais em água fria e temperada de sal. Assim que estiverem tenras escorrer e esmagar ainda quentes com o esmagador manual. Adicionar os restantes ingredientes e levar ao lume para aquecer. Retificar os temperos ou acrescentar mais leite até ter a textura desejada.

Servir as salsichas decoradas com salsa e acompanhar com o puré de batata. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário