29 abril 2013

Frango Agridoce Com Sementes de Sésamo, e Arroz de Ervilhas e Cenoura

Para participar no passatempo da simpática Sandra idealizei este frango bem rápido. Usei 4 dos ingredientes do cabaz que ela tem para oferecer. Foi difícil à última da hora encontrar na mercearia da rua, as ervilhas e cenouras Bonduelle em lata, por isso espero não ser desclassificada.

Ingredientes para 2 pessoas:
-1/2 frango grande
- 4 colheres de sopa de molho de soja
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 colher de chá de especiarias (moinho com várias)
- 1 colher de chá de óleo de soja
- 2 dentes de alho
- 1 chávena de arroz
- 1 chávena de ervilhas congeladas
- 1 cenoura 
- sal grosso q.b.
- Coentros frescos q.b.

Preparação:
Cortar o frango aos pedaços pequenos. Colocar numa taça e deixar alguns minutos a marinar com o molho de soja, as sementes de sésamo, o mel, as especiarias, o óleo de soja e os dentes de alho esmagados com casca com o utensílio próprio. Aquecer uma frigideira grande e fritar o frango com toda a marinada que se formou. Se começar a secar, colocar papel de alumínio por cima ou uma tampa. Temperar de sal. À parte num tacho colocar uma chavéna de arroz para duas de água, uma pitada de sal, um fio de azeite, as ervilhas e a cenoura cortada em cubinhos. Tapar e deixar cozer em lume moderado. Assim que toda a água tiver evaporado está pronto a servir. Servir o frango decorado com coentros frescos e o arroz. Bom apetite Sandra! 

Centro Comercial Virtual - Produtos Regionais


Como qualquer cozinheira aprecio os bons produtos regionais. E como qualquer mulher ocupada também aprecio esta nova forma de fazer compras, utilizando a internet comodamente em casa. Estes e outros produtos regionais da Serra da Estrela poderão ser adquiridos aqui. 

28 abril 2013

Arroz De Pato, Rápido, Económico E Mais Saudável

Foram precisos muitos anos, muita agonia e vómitos para que eu conseguisse comer pato. Depois de superado este detalhe, acho que o pato é uma carne saborosa e para mim dispensa qualquer tipo de adição de gordura. Ao longo do tempo minimizei o trabalho da receita, e como o mês ainda não acabou, ainda estou em modo poupança e com meio pato fiz o milagre da multiplicação novamente. Esta forma é a que eu gosto mais de fazer. Embora por vezes me apeteça fazer um refogado ou por um "baconzinho", acho mesmo que não vale a pena. E vocês que acham?

Ingredientes para 4/5 pessoas:
- 1/2 pato grande com miúdos (fígado, moelas, pescoço, coração)
- 1 chávena almoçadeira de arroz vaporizado
- 1 chouriço de carne
- azeitonas pretas q.b.
- sal grosso q.b.

Preparação:
Cozer o pato num tacho* grande com água até ficar submerso. Depois de cozido, retirar, deixar arrefecer, desfiar e picar os miúdos. Reservar. Voltar a colocar o tacho ao lume com toda a água de cozer o pato e deixar ferver. Colocar o arroz** e uma parte do chouriço cortado aos cubinhos. Temperar de sal.  A meio acrescentar todo o pato e apurar. Colocar numa travessa (ou dividir em duas que foi como fiz) de ir ao forno, com rodelas de chouriço e azeitonas por cima. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 20 minutos ou até o chouriço ficar tostado. Bom apetite!

*Na panela de pressão é sempre mais rápido, mas desta forma só sujei um tacho.
**Usei arroz vaporizado e assim não me preocupei com a quantidade da água, pois este tipo de arroz não empapa e é ótimo para casos destes.

24 abril 2013

Atenção!

Caros/as leitores/as, amigos/as e detentores/as de blogues de culinária, estamos a ser alvo de alguém que anda a "roubar" as nossas fotos sem fazer todos os respectivos créditos. Além de colocar as minhas receitas e provavelmente outras de outros blogues, está a usa-las no seu site sem a devida autorização.
Deixo os links para juntos/as tomarmos uma atitude.



Engraçado este Sr. chefe agora depois de todos os comentários que lhe deixei no Facebook, agora deve-me ter bloqueado. Que feio Sr. chefe. Shame on you!


22 abril 2013

Salada De Pescada

Nem sempre as receitas têm de ser extraordinariamente bonitas na fotografia. Somos apenas mulheres e não temos este "poder extra" de chegar a tudo diariamente sem nos cansar. Há dias de preguiça e foi num desses dias que aliei o meu objectivo de poupança à minha preguiça e saiu esta ideia de como fazer "render o peixe" e no fim dizer "não há fome que não dê em fartura". Portanto, com 2 boas postas de pescada servi uma refeição para 4.  Reclamações? Nenhuma!

Ingredientes para 4 pessoas:
- 2 postas de pescada grandes 
- 2 ovos 
- 1 frasco de grão cozido
- batatas q.b.
- feijão verde q.b.
- coentros q.b.
- sal q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Cozer em água temperada de sal, as postas de pescada, as batatas já cortadas aos cubinhos, o feijão verde  sem o "fio dos lados" e cortado enviesado e os ovos. Retirar a pele da pescada, as espinhas e lascar. Retirar a casca dos ovos e picar. Empratar colocando as batatas, as lascas de pescada, o grão, o feijão verde e os ovos. Polvilhar com coentros frescos picados e regar com um fio de azeite. Bom apetite!

18 abril 2013

Cuscuz Com Pimentos, Alho Francês E Frango Picante Com Sementes De Sésamo






A Ana d"A Marmita Lisboeta" desafiou-me a fazer uma marmita com cheirinho a Primavera. O que ela não sabe é que o meu nome completo é Carla Marmita de Sousa e para mim foi muito agradável pensar neste prato. Combinei os pimentos que tanto adoro nesta época, o cuscuz que me fez render aos seus encantos versáteis e o frango que nunca me desilude, adicionei o meu tempero e dei o meu melhor. Fiz 2 versões, uma para comer em casa e a outra para levar na marmita para o trabalho. O bom destes desafios é que depois da receita escrita e fotografada, o melhor prémio que eu possa ter é deliciar-me no final.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 2 peitos de frango
- 1 colher de café de pimenta preta moída
- 1 colher de café de coentros moídos
- 1 colher de café de pimentão doce moídos
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
- 1 alho francês médio (só a parte branca)
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimentos verde
- 2 colheres de sopa de cebolinho fresco picado
- 150g de cuscuz
- 200ml de água a ferver
- azeite virgem q.b.
- sal q.b.

Preparação:
Colocar os peitos de frango entre papel vegetal e bater com o rolo da massa para ficarem mais finos. Temperar o frango com sal, a pimenta preta, os coentros moídos, o pimentão doce e pincelar com azeite.  Reservar. Aquecer uma frigideira, colocar uma colher de sopa de azeite e saltear o alho francês, cortado às fatias de 5 cm e depois às tiras finas no sentido longitudinal, até amolecerem. De seguida acrescentar os pimentos aos quadrados. Se necessário acrescentar um pouco de água para o alho francês não secar e ficar rijo. Temperar de sal e reservar. Na mesma frigideira fritar o frango e quase no fim acrescentar as sementes de sésamo. Para o cuscuz basta ferver a água e verter por cima. Aguardar uns segundos, separar os grãos com um garfo e temperar de sal e azeite. Empratar colocando o cuscuz, os legumes por cima e o frango fatiado. Polvilhar com o cebolinho e um fio de azeite. Pode servir-se quente ou frio. Bom apetite!

17 abril 2013

Passatempo "Somos Mulheres Ou Não?"


Toda a minha vida estive rodeada de costureiras e todas elas sempre acederam aos meus caprichos de costura e às vezes pareciam impossíveis. Por isso hoje não vivo sem uma! O passatempo que proponho é fazerem-me rir, pois é das coisas que mais gosto e tem um custo zero. Por isso sejam originais, agarrem na frase "Somos mulheres ou não?" e digam o que vos apetecer a seguir, coloquem na caixa de comentários que estão a participar. A vencedora leva para casa um porta-moedas feito em tecido da Companhia dos Tecidos. Um espaço recente mas com coisas giras que qualquer mulher gosta. Aproveitem e façam um "gosto" como forma de a incentivar a continuar.

Este passatempo é válido em Portugal Continental e Ilhas e decorre até dia 17 de Maio.


PS -  Vão participar ou vão partir o meu coração outra vez?


Pimentos Recheados Com Cuscuz

A Primavera não trás só coisas boas, com ela vêm as alergias, os insectos indesejados, as comichões no corpo e afins. Mas tudo é compensado quando à minha mesa tenho pimentos coloridos e sardinhas assadas. Embora hoje não trague sardinhas assadas e sim uma lata de sardinha em tomate picante, a saudade é alimentada na mesma.

Ingredientes para 4 pimentos:
- 4 pimentos médios (verde, amarelo, laranja, vermelho)
- 150 g de cuscuz
- 200ml de água 
- 1 chalota
- 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
- 1 cenoura
- 1 lata de sardinhas em tomate picante
- 1 colher de sopa de limão e salsa seca
- azeite q.b.
- sal fino q.b.
- pimenta q.b.

Preparação:
Cortar a parte de cima dos pimentos de modo a fazer uma tampa. Limpar o seu interior cuidadosamente e se necessário cortar em baixo para fazer uma base. Colocar o cuscuz numa taça e verter água a ferver. Deixar absorver toda a água e separar os grãos com um garfo. Adicionar a chalota e os coentros picados, a cenoura ralada no crivo mais pequeno do ralador, as sardinhas livre de espinhas cortadas aos pedacinhos e todo o molho de tomate e o limão e salsa seca. Temperar de azeite, sal, pimenta e envolver bem. Pincelar a parte de fora dos pimentos com azeite e rechear com o preparado anterior. Levar ao forno pré-aquecido a 200º, aproximadamente 20 minutos. Acompanhar com uma salada de alfaces variadas e rúcula. Bom apetite!

Receita inspirada numa das edições da Magazine Continente.

16 abril 2013

Porque Hoje É O Dia Internacional Da Voz

Às vozes que quebram silêncios
Aos silêncios que gritam por uma voz
Às palavras amigas que damos aos outros,
apenas dando uso à nossa voz.
Ao meu silêncio que hoje grita por uma voz amiga,
aquela que em outros dias sou eu que dou.
Às vozes tristes, desesperadas e sem rumo,
que o silêncio não se cale para sempre.
Às vozes que deixei de ouvir,
e às outras que desejo que se calem.
À minha voz rouca que tanto grita,
por um Mundo bem melhor.
Às vozes que dignificam a vida
Às vozes que amparam
Às vozes que cantarolam alegria
O desejo de um dia em grande!

15 abril 2013

Sopa Da Pedra (ao meu gosto)

Ainda ontem estava a abrir a época oficial do piquenique com a família Sousa, irmãos e sobrinhos, e hoje já estou a sentir falta dos dias frios para poder comer estas sopas. Sinto-me uma mulher pecaminosa porque enquanto escrevo, estou a lanchar esta sopa que acabei de fazer para o jantar. Que me perdoem, mas hoje preciso de calorias extra. Assim, em jeito de despedida do frio e da chuva e até acabar esta panela de sopa da pedra, despeço-me do Inverno em grande com a minha sopa preferida de sempre!

Ingredientes:
- 4 fatias de entremeada cortada às tiras
- 2,5l de água
- 1 cebola inteira
- 2 dentes de alho inteiros
- 1 folha de louro
- 750g de batatas cortadas aos cubinhos
- 1 mão cheia de massa cotovelinhos
- 3 latas de feijão encarnado de 420g cada
- 1 chouriço de carne
- 1 chouriço de sangue
- 1 farinheira
- 1 molho de coentros frescos
- sal q.b.

Preparação:
Colocar uma panela ao lume com a água, a cebola, os dentes de alho (coloquei com a casca), a folha de louro, a carne e o chouriço de carne. Deixar ferver até a carne estar macia e só depois acrescentar a farinheira e o chouriço de sangue apenas alguns minutos e retirar logo para não rebentarem (eu gosto de fazer uns furinhos sempre ajuda ao sabor do caldo). Retirar todos os enchidos, cortar às rodelas e reservar. Retirar também a cebola, os alhos e a folha de louro. Acrescentar as batatas, a massa e os coentros picados, reservando alguns para a decoração. Depois de tudo cozido, adicionar o feijão, os enchidos, temperar de sal e polvilhar com coentros frescos picados. E viva a Primavera! Bjs

Nota: Se desejarem um caldo menos aguado podem triturar metade do feijão e adicionar à panela.

14 abril 2013

Talharim Com Mini Almôndegas

Já fui uma pessoa inconsciente em relação ao dinheiro. A vida encarregou-se de me castigar, mas ainda fui a tempo de aprender que é imperativo poupar e pensar no futuro. Este mês decidi tirar 100€ do orçamento mensal familiar e perceber se conseguiria gerir a cozinha com menos esse dinheiro. O mês vai a meio e tudo corre bem. Esta refeição é mais uma prova superada. 350g de massa e 500g de carne picada fazem o milagre da multiplicação e posso garantir que não envergonha nenhuma família.

Ingredientes para 5/6 pessoas (56 mini almôndegas):
- 500g de carne picada (vaca e porco)
- 2 colheres de sopa de coentros frescos picados + para decorar
- 1 colher de sobremesa de compota de malagueta
- 5 colheres de sopa de pão ralado
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 lata de tomate pelado (410g)
- 2 folhas de louro
- 350g de massa talharim
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Colocar a carne numa taça. Temperar de sal e pimenta, acrescentar os coentros, a compota de malagueta, o pão ralado e misturar bem com as mãos. Fazer pequenas bolinhas e reservar. Colocar no robot de cozinha a cebola, o alho, o tomate pelado e triturar bem. Num tacho grande com um fio de azeite e as folhas de louro refogar o preparado anterior e assim que começar a fervilhar acrescentar as mini almôndegas. Cozinhar tapado, rectificar os temperos e se necessário acrescentar um pouco de água. Cozer a massa em água fervente temperada de sal. Escorrer e pôr um fio de azeite. Empratar colocando a massa, as almôndegas, o molho e polvilhar com coentros frescos picados. Prova superada? Bjs a todos.

11 abril 2013

Arroz Chau-Chau






Será arroz chau-chau ou xau-xau? Para mim será sempre arroz tchau-tchau tempo perdido na cozinha a fazer um prato que demore uma eternidade, pelo menos por agora. Tenho andado ocupada e parece que o tempo não me chega. Tive de definir prioridades e as minhas receitas foram ficando para trás. E não, não deixei de cozinhar, apenas tenho cozinhado coisas simples e despreocupadas, porque apesar de parecer fácil, manter um blogue de receitas requer muito trabalho. Por isso, hoje sai um arroz chau-chau como eu gosto, para entreter a família, pois sempre é melhor que um arroz simples, que pode bem servir de acompanhamento para estes pratos: Camarões picantes com alho francêsAlmôndegas caseiras ou Costeletas de porco panadas no forno.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 300g de arroz carolino
- 50g de milho doce entalado
- 50g de fiambre 
- 50g de ervilhas já cozidas
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de leite
- 2 nozes de manteiga
- sal q.b.

Preparação:
Cozer o arroz em água fervente, escorrer, passar por água e voltar a escorrer. Bater o ovo com uma pitada de sal e uma colher de sopa de leite. Aquecer uma frigideira grande com uma noz de manteiga.  Fritar o ovo como se fosse uma omeleta. Retirar da frigideira e cortar aos quadradinhos. Na mesma frigideira acrescentar mais uma noz de manteiga, colocar o arroz, o fiambre aos quadrinhos, o milho doce, as ervilhas, o ovo, temperar de sal, envolver e deixar aquecer bem. Está pronto a servir. Bom apetite!

P.S. Obrigada pelo incentivo no FB. Pois que eu estou lá, mas contrariada! Hoje estou com muito mau feitio.

09 abril 2013

12 Receitas de Massas



Tenho andado ocupada, mas já tenho a "clientela" a reclamar por receitas novas. Além de ocupada também estou preguiçosa e decidi fazer um apanhado de receitas de massas para manter entretida a "clientela" exigente. Pelo menos por alguns minutos. E visto que o mau tempo regressou, nada como um prato de massa bem calórico. Bom apetite!

08 abril 2013

Salada Leve Com Queijo Brie Da Président

Ainda sobre o workshop com o Chefe Chakall... Eu gosto imenso de fazer e deliciar-me com saladas. Desta vez decidi usar o queijo brie da Président que também se presta a estas combinações. Juntei mais uns ingredientes que tinha disponíveis em casa e pronto, com o queijo e os croutons fez-se a diferença do que poderia ter sido uma salada sem nada de especial.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 1 alface pequena
- 1 almoçadeira de rúcula
- 6 tomates mini chucha
- 1 maçã
- 60g de queijo brie
- coentros frescos q.b.
Para os croutons:
- 1 bola de pão de mistura (ou outro tipo de pão duro)
- 1 dente de alho
- 1 colher de chá de orégãos secos
- azeite q.b.
- sal q.b.

Preparação:
Dispor a alface já lavada e cortada grosseiramente com as mãos numa travessa. Seguido da rúcula, os tomates cortados ao meio, a maçã com casca aos quartos e depois às fatias finas, o queijo brie às fatias finas e os croutons. Para fazer os croutons basta cortar o pão duro aos cubos pequenos. Aquecer uma frigideira e colocar o pão, temperar de sal, orégãos, alho esmagado com o utensílio próprio e um fio de azeite. Deixar torrar e ir mexendo. Servir a salada com os coentros frescos e temperada com um vinagrete de sal, vinagre e azeite a gosto. Bom apetite!








03 abril 2013

Camarões Picantes Com Alho Francês

                                                                                                                                                               

Nada melhor que uns camarões para me animar e "desamuar". Acompanhados com um arroz chau-chau feito à minha maneira e com o meu tempero, porque afinal, quem ainda manda na minha cozinha sou eu!

Ingredientes para 3/4 pessoas:
- 20 camarões grandes:
- 1 alho francês grande (só a parte branca)
- 2 colheres de sopa de óleo de soja
- 3 colheres de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de compota de malagueta e pimento vermelho
- 1 colher de chá de amido de milho 
- 200ml de caldo de carne
- coentros frescos para decorar q.b.

Preparação:
Retirar a pele e a tripa ao camarão, deixando só a cauda. Cortar o alho francês em fatias de 5 cm e cortar em tiras finas no sentido longitudinal. Aquecer um wok ou uma frigideira grande. Colocar o óleo de soja e saltear o alho francês juntamente com a compota de malagueta (ou uma malagueta vermelha picada) até amolecer um pouco. Acrescentar os camarões e o molho de soja e fritar até ficarem com a cor opaca. À parte juntar ao caldo de carne o amido de milho até dissolver bem. Acrescentar aos camarões e deixar em lume alto até engrossar. Servir quente, decorado com coentros frescos e acompanhado de arroz chau-chau. Bjs a todos. 

Passatempo "Boca Doce" - As Participações


Pedro Fernandes - Por email

Bolo de bolacha com pudim de morango

Susana Machado- Blogue "Su Delícia"
Duo Boca Doce

Vânia Jesus– Blogue "Cinco Sentidos na Cozinha"
Pudim de caramelo com bolacha Maria

Obrigada pelas vossas sugestões deliciosas. Todos vão receber o miminho da "Boca Doce". Mandem-me as vossas moradas por email. Bjs a todos.

02 abril 2013

Passatempo "Boca Doce"

O passatempo que propus da "Boca Doce" terminou no passado dia 31 de Março. Não tive tantas participações quanto esperava e por isso já contactei a "Boca Doce" para decidimos o que vamos fazer. Enquanto aguardo a resposta, peço-vos alguma paciência até à decisão.

E sim, o meu coração está partido aos pedacinhos suas preguiçosas que não participaram... Amuei.

01 abril 2013

Tarte De Iogurte Com Maçã

Nem tudo na nossa vida pode ter sucesso logo à primeira. Às vezes falhamos e aprendemos com os erros. Foi o caso desta tarte quando a fiz pela primeira vez. Um dia destes a Ana do Blogue Freak Veggie também a preparou e ficou um mimo e eu decidi aperfeiçoar a minha também. Já a fiz com ameixas e com frutos silvestres e o bom é que podemos variar, tanto na fruta, como nos aromas dos iogurtes.

Ingredientes:
- 150g de açúcar (usei amarelo)
- 100g de farinha de trigo
- 50g de margarina derretida e arrefecida
- 3 iogurtes gregos naturais ou açucarados
- 2 ovos tamanho L
- 2 maçãs médias
- canela em pó 

Preparação:
"Bater" bem todos os ingredientes que deverão estar à temperatura ambiente, à excepção das maçãs e da canela em pó. Untar a forma com margarina e polvilhar com farinha. Verter a massa para a forma. Cortar as maçãs em quartos e depois às fatias e colocar por cima da massa. Vai ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 40 minutos. Desenformar e deixar arrefecer. Polvilhar com canela. Servir fresco. Bjs a todos.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...