Compra-se o bacalhau com antecedência e livramo-nos das filas intermináveis dos supermercados. Comemos o bacalhau com antecedência também e lá teremos de voltar para a fila... Prometo-me que este ano vou contrariar esta minha tendência e não vou tocar nas últimas postas congeladas. Portanto se estão como eu, usem aquelas postas finas, feinhas, coitadinhas, desfiem e façam a vossa promessa comigo.
Ingredientes:
- 2 postas de bacalhau
- 2 cenouras
- 1 dente de alho
- 1 cebola
- 1 molho de espinafres (usei congelados - 225g)
- 1 malagueta vermelha (opcional)
- 3 gemas
- 3 claras
- 4 colheres de sopa de farinha trigo
- 1 colher de chá de fermento
- sal
- pimenta
- pão ralado
Preparação:
Coze-se o bacalhau. Retira-se as peles e as espinhas e desfia-se. Pica-se o alho, a malagueta (sem as sementes), a cebola e rala-se as cenouras (piquei tudo junto no robot de cozinha). Coze-se os espinafres com pouca água, escorre-se e pica-se com uma faca. Se forem congelados cozam no microondas.
Mistura-se as gemas com o bacalhau e os legumes. Tempera-se de sal e pimenta. Incorpora-se as claras bem batidas em castelo, misturando sem bater. Deita-se a massa numa forma untada e polvilhada com pão ralado. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 20 a 30 minutos. Desenforma-se e rega-se com um fio de azeite. Acompanhei com salada de tomate.
Nota: Usei uma forma rectangular tipo bolo inglês. Sobrou massa e aproveitei a restante pondo um aro de cozinha com um rectângulo de papel vegetal por baixo e apertei dos lados, como se fosse um rebuçado, isto para a massa não escorrer por baixo. Untei o papel vegetal com óleo spray, coloquei a massa e o pão ralado por cima, pois não é necessário virar a forma ao contrário. Foi ao forno menos tempo, pois a dose é menor.
Receita Adaptada do Livro "Cozinha Regional Portuguesa - Bacalhau"
É um belo pudim!
ResponderEliminarObrigada pelo beicinho que recebi hoje:-)
beijinhos
Bem depois das tuas sugestões de bacalhau começo a reconsiderar comer o bicho. É que os olhos já comeram :) beijinhos
ResponderEliminarLindo e, avaliar pelos ingrediente, muito saboroso.
ResponderEliminaruma apresentação fantástica - adorei
ResponderEliminarO bacalhau anda mesmo de boca em boca e esse teu pudim também podia vir parar à minha! Acabei agora de chegar do supermercado e estavam dezenas de pessoas na fila por causa de uma promoção de bacalhau, que só acaba na sexta feira. As minhas preciosas postas de asa branca vão permanecer congeladas até dia 24!
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarQue lindo que é Carla! E deve ser óptimo! Mesmo o que queria para aproveitar umas postas de bacalhau daqeulas mais finas que tenho lá!
Bjs
Olá querida, afinal não te falta inspiração!!!Esse bacalhau encheu-me as medidas. Adorei.
ResponderEliminarQuanto à bomba dos balões, sempre ganhas alguma musculação nos braços ;) Já a soprar ficas à rasca dos pulmões!:)
Beijinhos e aproveita bem a época.
Não sei se prometo hehehe mas pronto por ser para ti fica a promessa e este pudim hummm digno de reis
ResponderEliminarbeijokas
Adorei o teu pudim de bacalhau, é bem original.
ResponderEliminarBeijinho
Que rico pudim Carla, super requintado!! A foto ficou fantástica, tipo de revista (como sempre), e a receita formidável. As partes mais finas do bacalhau transformadas num autêntico manjar, gostei!!
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana
Carla
ResponderEliminarTens muita razão, nesta altura é completamente infernal as filas para comprar bacalhau, eu já me precavi e já enchi a minha arca com umas boas postas! A apresentação deste pudim ficou um luxo, digna de capa de revista, parabéns!
Beijinhos
Carla que delicia de bacalhau, adorei, alias eu adoro qualquer receita que leve o nosso fiel amigo :D e a tua esta espetacular!!!
ResponderEliminarBeijocas
Olá Carla,
ResponderEliminarSó te posso elogiar pela apresentação desta refeição e o seu sabor nõ deve ficar nada atrás da apresentação!
Beijinhos e um resto de um bom dia.
Ficou linda a apresentação deste pudim de bacalhau, gostei muito!
ResponderEliminarBjs.
Eu aproveito essas feinhas e coitadinhas para desfiar e usar neste tipo de pratos :) E não é que os olhos comem? Fico a babar-me a olhar para o teu pudim e já com um ratinho no estômago.
ResponderEliminarUm beijinho.
Está com uma apresentação fantástica, gosto imenso da dupla bacalhau/espinafres.
ResponderEliminarFico com a receita;)
Beijocas.
P.S: Estive a ler o post anterior:)))
dou-te um conselho, está na hora de pensar em aumentar a familia, verás que esses pruridos passarão( comigo resultou ).
Beijocas querida, e muita calma.
Olá, Carla!Tenho sorte, pois não preciso de ir para as filas por causa do bacalhau, as ceias de fim do ano são nas casas dos pais e sogros...Mas de qualquer forma, acho que o bacalhau vai ficar de fora da minha ceia...Este teu prato está com uma apresentação impecável e acabaste de me dar uma ideia, depois conto!
ResponderEliminarBeijinhos
Que maravilha... :) Ficou um belo bacalhau...
ResponderEliminarNesta altura as filas estão por todo o lado, ai dá-me nervos mas tem que ser.
Beijinhos.
Mais uma maravilhosa sugestão! Uma óptima alternativa para quem não dispensa o bacalhau no Natal, mas não vai muito á bola com o simples bacalhau cozido!
ResponderEliminarhttp://as-minhas-receitas.blogs.sapo.pt/
Olá cara Carla
ResponderEliminarDesde já os meus parabéns pelo seu blog.
Gostaria de a convidar para se juntar ao recém criado "Paraíso dos Sabores", um espaço de partilha de receitas, experiências, truques e dicas.
De momento o "Paraíso dos Sabores" ainda está numa fase relativamente "morna", pois ainda não tem muitos conteúdos, assim como utilizadores.
Daí este convite, por teria enorme gosto em que se junta-se a esta comunidade e a ajuda-se a crescer, com os seus conhecimentos e experiências.
Desde já o meu muito obrigado pelo tempo perdido a ler esta mensagem.
Ficarei na esperança de a poder reencontrar no "Paraíso dos Sabores".
Atentamente,
_Paulo_ , webmaster em www.paraisodossabores.pt.vu
As suas receitas têm um aspecto fantástico e os ingredientes que junta parecem realmente funcionar/combinar.
ResponderEliminarVou este fds experimentar algumas :)
O pudim tem um aspecto delicioso e quero/vou experimentar fazê-lo.
Fico com a dúvida a farinha e o fermento foram mesmo necessários?