08 outubro 2012

Perna De Peru Com Alecrim

Este foi um fim-de-semana calmo. Fiz limpezas e matei saudades do meu porto de abrigo ao sabor de sardinhas alimadas e outros mimos que só naquele lugar tenho. Estes pequenos rasgos de memórias fazem vir ao de cima a pessoa tão solitária que me tornei, fruto de  uma longa caminhada a perceber a raiz de todas as coisas e outras tantas em que deixei de acreditar.
Ontem foi dia de assado. Um ritual tão das minhas memórias infantis. A lentidão com que assa, o cheiro pela casa, a fome a apertar, o pão estaladiço besuntado de molho e a simplicidade de uma mesa cheia de algo feito com o meu amor. Às vezes parece pouco, o que muito julgo ter dado.

Ingredientes:
- 1 perna de peru grande (usei só a coxa)
- 2 colheres de chá de massa de alho
- 2 colheres de chá de alecrim seco
- 2 folhas de louro
- sal 
- pimenta (moinho 5 pimentas)
- azeite
- margarina
- água quente

Preparação:
Tempera-se o peru de sal, pimenta, alho, alecrim e as folhas de louro partidas. Pode-se temperar no dia anterior e reservar no frigorífico. Num tacho grande coloca-se um fio de azeite e uma noz de margarina e sela-se a carne de ambos os lados. Coloca-se na travessa de ir ao forno e verte-se todo o suco que ficou no tacho. Mais um fio de azeite por cima e uma noz de margarina partida aos bocados. Tapa-se com papel de alumínio. Vai ao forno pré-aquecido a 200º, aproximadamente 1 hora e meia. Vai-se acrescentando água quente à medida que vai precisando de molho. A meio da cozedura retira-se o papel de alumínio para tostar a parte de cima, aproveitando para regar com o molho que se vai formando.  Deixa-se repousar uns minutos antes de trinchar a carne. Acompanhei com batatas que foram cozinhadas juntamente com a carne, mas colocadas a meio da cozedura. Bjs a todas/os.

8 comentários:

  1. Este assado está com um aspecto bastante apelativo.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bem... Passei as minhas férias á procura de sardinhas/carapaus alimados... gosto tanto... tanto... E acabei por não comer... E Carla se soubesse tinha te feito companhia ;) Quando á perna... Linda!!! Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  3. Gostei!!!!!!!!!!
    Beijinho
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto, e o teu está com um aspecto maravilhoso, bem douradinho!

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla!
    Assados de fim de semana e cozinhados nesse ambiente de calmo e de nostalgia, também têm sabores de amor.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. É bom quando temos um porto de abrigo, que nos acolhe, mima e nos carrega de energia. As memórias de infancia são do melhor que guardamos em nós. Tenho panico do Alzeimmer só de pensar que posso perder isso. Paranoias minhas! Excelente ar o dessa pernoca de peru. Adoro. Boa semana. Bjs

    ResponderEliminar
  7. ... Até consigo sentir o cheirinho... E o sabor do molho no pão estaladiço :)
    Beijinho doce e boa semana !

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...