O mês de Dezembro é um mês de muitos gastos. Entre o natal e passagem de ano, ainda tenho a festa de aniversário do "piolho encardido" que se lembrou de nascer no mesmo dia que o menino Jesus. Portanto, há que poupar e fazer refeições saborosas e ligeiras. No dia anterior fiz três douradas assadas no forno, e retirei-lhes as cabeças para que coubessem melhor na travessa. Aqui nada se desperdiça e com as cabeças e o meu tempero fiz uma sopa leve de peixe bastante agradável. Duvidam? Até o piolho gostou!
Ingredientes para 2 pessoas:
- cabeças de peixe (usei 3 cabeças de douradas médias)
- 1,5 litro de água
- 1 colher de sopa de coentros em grão
- 1 colher de café de pimenta em grão
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 1 dente alho picado
- 1/2 lata de tomate pelado aos pedaços
- 1 mão cheia de massa cotovelinhos
- 2 ovos escalfados
- croutons caseiros
- coentros frescos picados q.b.
Preparação:
Cozer as cabeças de peixe com água temperada de sal, os coentros em grão, a pimenta e um fio de azeite. Coar e reservar um litro do caldo. Retirar das cabeças do peixe toda a carne e desfiar. Fazer um refogado com a cebola, o alho e um fio de azeite. Adicionar o tomate e deixar cozinhar com tampa até o tomate ficar bem macio. Acrescentar o caldo e triturar bem. Levar ao lume novamente e quando levantar fervura adicionar a massa e cozer até ficar "al dente". Acrescentar o peixe desfiado que mesmo que seja pouco dá muito sabor. Retificar o tempero. Servir quente com ovo escalfado e croutons caseiros. Beijinhos a todas/os.
Uma sugestão bem rica e apetitosa, adorei o aspecto!
ResponderEliminarEstamos em sintonia, Carla... o meu piolho fez anos dia 20, também cá por casa é um mês de muitos gastos. Adorei a sopa, gosto muito de sopa de peixe e esta está om uma cor maravilhosa!
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Carla... adorei a sopa, muito reconfortante! Bjs!!!
ResponderEliminar