segunda-feira, 31 de março de 2014

Caril De Atum


A primeira vez que fiz caril de atum, reinou o caos na minha cozinha, com 3 crianças mordidas por algum mosquito, que de repente lhes deu uma enorme vontade de ajudar aqui a tia Carla. Foi de tal maneira o caos, que nem apreciei bem esta refeição a primeira vez... Mas eu sou assim, adoro reunir os meus sobrinhos e a malta toda. Acho que sou uma boa tia... Julgava eu que a segunda vez seria calma e então planeei este Domingo repetir o caril cá em casa. Foi o caos outra vez, além de me descontrolar com as horas, juntei as compras da fruta e legumes da semana que saí para comprar de manhã, com o Continente Online a tocar-me à porta para entregar as compras do mês. A juntar a isto, uma broa de milho a levedar e o pão Naan ainda por levar ao forno, e outras tantas coisas a meio por acabar. Almoçámos às quatro da tarde... Reinou o caos na minha cozinha, outra vez. Mas uma coisa tenho a certeza, este caril de atum vai ser feito muitas e muitas vezes cá em casa.

Ingredientes para 3 a 4 pessoas:
- 3 latas de atum
- 200ml de leite de coco
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates maduros sem pele e picados (usei tomate chucha)
- 1 colher de chá de pó de caril Indiano
- 1 colher de chá de açafrão das Índias (curcuma)
- 1 colher de chá de coentros em pó
- coentros frescos picados q.b.
- azeite q.b.
- sal q.b.

Preparação:
Num tacho colocar um fio de azeite e levar ao lume com a cebola, o alho e deixar refogar. Juntar o pó de caril, o açafrão, os coentros em pó e deixar um minuto para libertarem os seus aromas. Acrescentar o tomate e umas colheres de sopa de água. Deixar cozinhar tapado até o tomate ficar bem macio. Juntar o atum escorrido, o leite de coco, temperar de sal e deixar apurar. Servir quente polvilhado com coentros frescos picados, e acompanhar com arroz basmati, uma salada verde e pão Naan. Boa semana!

6 comentários:

  1. Adoro caril, é daquelas refeições que me dá um prazer infindável ! Mas nunca provei com atum... mas tem mesmo um ar apetitoso, esse molhinho está tão tentador... :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro comida indiana, nunca experimentei usar atum no caril, mas gostei da ideia!

    ResponderEliminar
  3. Também já fiz e adorámos cá em casa! Está com um excelente aspeto, Carla.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi caril de atum.
    Esse com muito bom aspecto
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Adoro Caril!!!!!!
    Mas de atum? hhmmm ...

    Está bonito mas tenho as minhas dúvidas...
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Caril ainda só comi de frango! Nunca fiz de atum, mas tou a ver que tenho que fazer :) Muito bom aspeto este!
    beijoca

    ResponderEliminar