sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Croquetes De Bacalhau Com Azeitonas

Com os dias mais pequenos e com a luz a ir embora mais cedo, é sempre mais difícil para mim captar as receitas que tenho feito durante a semana com melhor qualidade. Temos de nos adaptar a todas as realidades da vida e esta é mais uma que tenho de debater-me, pelo menos em todos os Invernos. Como sempre darei o meu melhor.



Ingredientes para 18 croquetes:
- 500g de bacalhau (usei já desfiado e congelado)
- 2 batatas grandes (cerca de 500g)
- 2 colheres de sopa de azeitonas pretas descaroçadas
- 1 colher de sopa de salsa seca
- 1 colher rasa de sopa de amido de milho
- sal q.b.
- pimenta moída q.b.
- noz moscada moída q.b.
- 1 ovo tamanho L
- pão ralado q.b.
- óleo para fritar q.b. (usei óleo de amendoim)

Preparação:
Cozer o bacalhau, escorrer e desfiar bem. Cozer as batatas em água temperada de sal, escorrer e reduzir a puré. Numa taça grande, juntar o bacalhau, as batatas, as azeitonas picadas, a salsa, o amido de milho, temperar de sal, pimenta, noz moscada e misturar bem. Com as mãos fazer pequenas bolas do tamanho de nozes. Preparar 2 taças pequenas, uma com o ovo batido com um pouco de sal e outra com pão ralado. Passar as bolas pelo ovo e depois pelo pão ralado. Aquecer uma frigideira com óleo até ficar bem quente. Fritar os croquetes de ambos os lados, colocando poucos de cada vez para não arrefecer o óleo. Escorrer em papel absorvente. Servir quente, morno ou frio, como snack ou como refeição acompanhado de arroz ou saladas por exemplo. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Gosto muito deste tipo de sugestão pois é também óptima para se aproveitar sobras de bacalhau ou outro tipo de peixe, que excelente aspecto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa. Bom fim de semana para ti com boas receitas também.

      Eliminar
  2. A minha máquina não grande coisa por isso nem pensar de fotografar comida, tem que se de manhã ou á tarde.
    Esses croquetes ficaram lindos e com bacalhau e azeitonas agradam-me e muito
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma chatice das grandes, mas vou contornando a situação o melhor que posso. bjs e bom fim de semana.

      Eliminar