terça-feira, 4 de novembro de 2014

Arroz De Feijão Encarnado (Sempre Perfeito)


Desde que comecei a cozer o feijão em casa, que há certos pratos que sobressaem muito mais que usar o feijão em lata. Nos enlatados temos de escorrer todo o líquido e passar o feijão por água e acho que se perde muito sabor. Embora eu goste de ter sempre uma latinha ou outra na dispensa para dias difíceis. As feijoadas, as sopas e o arroz ficam tão mais saborosos aproveitando o caldo de cozer o feijão, que pode ainda ser aromatizado com ervas aromáticas ou legumes. Cozo sempre o pacote inteiro do feijão e assim também estou a poupar gás e tempo. Congelo o feijão que sobra junto com o caldo para outros pratos ou sopas. Para ficar ainda melhor, o arroz vaporizado dá sempre uma bela ajuda, e mesmo que sobre arroz para o dia seguinte, ele continuará perfeito. Palavra de escuteiro!

Ingredientes:
Para cozer o feijão:
- 500g de feijão encarnado seco
- 1 cenoura inteira e sem casca
- 1 cebola inteira e sem casca
- 2 ou 3 pézinhos de salsa ou coentros inteiros
- sal q.b.
Para o arroz:
- 1 chávena almoçadeira de arroz vaporizado
- 2 1/2 chávenas almoçadeiras de caldo da cozedura do feijão
- 1 cebola picada
- 1 folha de louro
- azeite q.b.
- sal q.b.
- 1 chávena de feijão já cozido (o que sobra pode-se congelar)
- coentros frescos picados 

Preparação:
Demolhar o feijão em água durante algumas horas, ou de um dia para o outro. Escorrer, e colocar na panela de pressão, juntamente com a cenoura, a cebola, a salsa e sal a gosto. Encher com água até meio da panela (se usarem uma panela de pressão vulgar). Fechar bem e levar ao lume médio cerca de 30/35 minutos. Deixar sair a pressão e só depois abrir a panela. Reservar o feijão e o caldo necessários ao arroz.
Num tacho com um fio de azeite, refogar a cebola e o louro. Acrescentar o arroz e deixar fritar um pouco. De seguida o caldo de cozer o feijão que deve estar quente. Deixar ferver até o arroz estar cozido.  Se necessário adicionar mais caldo. Temperar de sal, adicionar o feijão e envolver bem. Desligar o lume, adicionar os coentros e mexer. Está pronto a servir com peixe frito por exemplo. Bom apetite!

16 comentários:

  1. Olá,

    Também costumo ter uma ou outra lata de feijão na dispensa mas o que não falta mesmo é as leguminosas secas para demolhar e cozer. Cozo sempre a mais e assim depois congelo em caixas de plástico para usar noutros dias.

    O teu arroz de feijão ficou com um aspecto maravilhoso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/preparar-o-natal-4-bolo-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que contente eu fico por haver mais gente a cozer as leguminosas em casa e a aproveitar todo o sabor. beijinhos

      Eliminar
  2. Tem tão bom aspecto esse arroz!
    Que ar caseiro fantástico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No dia a seguir ainda estava melhor :). bjs Luísa

      Eliminar
  3. Os homens cá de casa adoram arroz de feijão, acredito que assim fique muito mais saboroso
    Esse esta mesmo com muito bom aspecto
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que fica bem melhor, modéstia à parte, que não sou de me gabar. Faz-me lembrar a minha infancia que a minha mãe fazia tudo em casa. bjs

      Eliminar
  4. Não podia estar mais de acordo Carla, tb sou fãzissima do feijão cozido em casa. Tem um outro sabor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa ainda bem que concordas, senão havia já aqui uma guerra de feijões ;). bjs

      Eliminar
  5. Adoro feijão vermelho, é o meu favorito! Esse arroz ficou mesmo apetitoso. Coisa tão boa, arroz de feijão vermelho! :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma colega que me disse exactamente o mesmo, que prefere cozer o feijão. E este arroz deixou-me com água no bico. Só me falta a panela de pressão... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de usar a panela de pressão nalguns casos. Dá imenso jeito. bjs

      Eliminar
  7. hum...que óptimo aspecto!!! saudades....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então toca a matar saudades! A comida deixa-nos sempre recordações de épocas boas.

      Eliminar
  8. Olá! Eu precisava de fazer a receita para levar para um encontro de amigos. No dia seguinte não fica seco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Marta. se for arroz daquele vaporizado no dia seguinte vai estar sempre melhor e mais soltinho do que o arroz normal. bjs e boas cozinhados!

      Eliminar