Pois é, hoje é dia de apagar as minhas 42 velas, mas infelizmente fiquei em casa a fazer de enfermeira ao "piolho encardido". E mal acordou já estava a fazer os seus pedidos gastronómicos para quando tem febre. O que quer dizer que às oito da manhã, já o frango estava ao lume para fazer uma canja, para o seu pequeno almoço. Nem neste dia me escapo à cozinha... Hoje a receita é uma combinação meio improvável, mas que cá em casa apreciámos muito. Salmão com couve entre outros legumes, perfeito para dar vazão aos legumes que pairam na gaveta do frigorífico.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 2 postas de salmão cozidas, livres de pele, espinhas e desfiadas
- 1 cenoura grande ralada
- 1 alho francês só a parte branca cortado finamente
- 125g de bacon às tiras
- 10 folhas de couve lombarda médias cortadas finamente
- 100ml de polpa de tomate
- 200ml de água, caldo de legumes ou peixe
- azeite qb.
- sal q.b.
- pimenta moída q.b.
- 20 cannellonis (cerca de 5 por pessoa - 1 embalagem de 250g e ainda sobra )
Para o béchamel:
- 50g de manteiga
- 100g de farinha de trigo
- 1 litro de leite (usei leite magro)
- sal fino q.b.
- pimenta móida q.b.
- nós moscada q.b.
- 1 colher de sobremesa de aneto seco
- sumo de limão q.b.
Preparação:
Levar o alho francês a refogar com um fio de azeite, até ficar bem macio. Adicionar o bacon e deixar fritar um pouco. De seguida adicionar a couve e envolver no azeite. Acrescentar a água e a polpa de tomate e deixar a fervilhar destapado até a couve ficar tenra. Por fim acrescentar a cenoura ralada e o salmão, e deixar mais um minuto. Retifcar o tempero se necessário. Desligar o lume e reservar.
Para o molho béchamel, colocar a manteiga num tachinho em lume brando até derreter. Adicionar a farinha e mexer bem. Acrescentar o leite aos poucos e mexer até engrossar, sempre em lume brando. (Poderá ficar com grumos, mas se mexerem sempre vão desaparecer. Como alternativa podem dobrar a quantidade da manteiga, mas eu prefiro menos e estar sempre a mexer). Quando engrossar retirar do lume, temperar de sal, pimenta, noz moscada, sumo de limão e o aneto.
Encher cada cannelloni com o preparado do salmão. Colocar numa travessa grande ou em 4 individuais. Verter generosamente o béchamel por cima. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 45 minutos ou até a massa estar cozida. Servir de imediato. Bom apetite!
Está com um aspecto maravilhoso e parece delicioso! :)
ResponderEliminarSó uma questão, o salmão junta-se aos legumes certo?
Pop Fun Shop: https://www.etsy.com/pt/shop/PopFunShop
Facebook: https://www.facebook.com/PopFunShop
Pois 'tá claro que se junta. Foi falha minha que me esqueci de escrever na receita. Obrigada pelo reparo e já retifiquei. Um beijinho.
EliminarMinha linda, muitos e muitos parabéns!!!!!
ResponderEliminarAproveita bem os 42, porque agora o tempo passa a correr.....
Tudo de bom e passa um óptimo dia, apesar da constipação do teu menino.
Paula Guilherme
Obrigada Paula! Beijoca grande grande para ti. Espero encontrar-te dia 14! Mas que demore a lá chegar, quero que o tempo agora passe bem devagarinhoooooooo. beijocas
EliminarSó posso desejar que tenhas um dia fabuloso e que venham muitos mas. Que a cada ano que passa consigas realizar todos os teus desejos e que sejas sempre muito feliz. E claro, que tenhas sempre muita saúde. Feliz Aniversario! Esse cannellonis devem ser de comer e chorar por mais.
ResponderEliminarObrigada! Que miminho tão bom. beijocas e tudo de bom também para ti.
Eliminargosto imenso de salmão... gosto imenso de comida italiana.. os dois juntos? Perfeito!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
As massas nunca desiludem ninguém, até simples só com um molho são boas. beijocas
Eliminar