Depois de uns dias adoentada, volto às receitas. Desta vez com uma açorda. Quem diria que um dia eu iria gostar de açordas. Pois é... Em pequena não gostava mesmo nada, mas a idade apura-nos o gosto e não só. A idade dá-nos estrutura e capacidade para gostarmos de coisas que não gostávamos antes. A açorda também não reúne consenso entre as pessoas. Ou se adora, ou se odeia.
Ingredientes 3 pessoas:- 2 postas grandes de bacalhau
- 500ml do caldo de cozedura do bacalhau
- 3 bolinhas de mistura
- 4 dentes de alho laminados
- azeite q.b.
- 1 folha de louro
- 2 tomates pelados e picados (usei em conserva)
- sal fino q.b.
- pimenta moída q.b.
- 1 molho de coentros frescos picados
- 3 ovos escalfados
Preparação:
Cozer o bacalhau em água temperada de sal. Escorrer e reservar todo o caldo. Retirar a pele e as espinhas ao bacalhau e dividir em lascas. Colocar o pão numa taça e regar com os 500ml de caldo para ir amolecendo. Reservar o restante caldo, pois poderá ser necessário.
Levar os alhos a estalar com um fio de azeite e o louro. Adicionar o tomate e deixar apurar. Acrescentar o pão e mexer bem até ficar desfeito. De seguida juntar ao pão, as lascas de bacalhau. Envolver bem, temperar de sal e pimenta e se estiver muito seco ir adicionando mais um pouco do caldo até estar com a consistência desejada. Desligar o lume e juntar os coentros picados. Servir quente com ovos escalfados. Bom apetite!
eu adoro açorda seja qual for, esse ficou bom muito bom aspeto e esse ovo ai em cima excelente.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Com uns bons temperos e tal, quase que nem era preciso o bacalhau ;)
EliminarTem um aspeto fantástico! Nunca fiz açorda de bacalhau! Mas a minha mãe faz uma açorda de peixe fantástica! Beijinho
ResponderEliminarEu costumo fazer muitas vezes de bacalhau, era até para ter posto miolo de berbigão também mas não tinha. As açordas das mães são sempre as melhores :). beijoca
EliminarObrigada Susana. um beijinho também
ResponderEliminar