quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Bimis salteados com fiambre e ovos escalfados

Agosto revelou-se um mês intenso, coisas boas, más e assim-assim. Acabo hoje o mês com muita felicidade, porque não há nada melhor na vida, para além dos bens materiais básicos que nos dão algum conforto, que a saúde. Acordarmos de manhã e sentirmo-nos bem é o melhor que podemos ter, dizia outro dia uma amiga especial. E eu subscrevo.

Hoje às nove da manhã lá estava eu na sala de espera para realizar o último exame conclusivo ao meu "coração partido". O diagnóstico negativo sempre foi o que mais temi. O impacto da notícia e o facto de no momento não saber como lidar com isso, elevava os meus níveis de stress ao máximo. Respiro hoje de alívio, mesmo que as minhas pernas ainda não tenham parado de tremer com o descarregar de tanta adrenalina, estou aliviada. O diagnóstico foi bom, e o problema teve a ver com outras causas.

E agora? E agora a quem é que eu agradeço tamanha sorte no meu destino? Agora a quem é que eu rezo pela força que me foi dando ao longo dos últimos meses/anos? É nestas alturas que me sinto à parte do universo por ainda não ter encontrado as minhas crenças, porque precisava mesmo dar graças, mostrar a minha gratidão a alguém, a algum Deus. Talvez telefone à minha mãe e lhe peça que ela agradeça por mim ao seu Deus, que eu sei que através dela Ele me foi ajudando. Estou tremendamente aliviada e partilhar com quem me lê era imperativo hoje.

Bem, agora a receita. Pois é, esta semana os nossos jantares têm sido muito leves e porquê, perguntam vocês? Porque no passado domingo à noite o "piolho" fez a mochila e disse que ia passar a semana fora. E nós deixámos. Aliás, tem-me sabido bem estar sozinha com o "mais-que-tudo" sem ter aquela melga sempre a interromper-nos as conversas e afins. Não sou má mãe por dizer isto, sou apenas uma mulher que também precisa de descanso e dias sem grandes afazeres e preocupações.

Segunda-feira este jantar simples fez as nossas delícias. E quem ainda não conhece os bimis que experimente, pois salteados e bem temperados são um petisco. Cá por casa gostamos dos legumes bem crocantes e que nos deem algum trabalho a mastigar, mas podem sempre escaldar os bimis antes de os levarem à frigideira. A vida? A vida é boa, o resto são pormenores, a maioria deles insignificantes.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 2 embalagens de 200g de bimis
- 2 ovos escalfados
- 1 mão cheia de fiambre aos cubinhos (comprei uma fatia grossa e cortei em casa)
- azeite q.b.
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho com a casca e esmagados
- sal grosso q.b.
- pimenta q.b. (moinho 5 pimentas)
- vinagre balsâmico q.b.
- 1 limão

Preparação:
Lavar bem os bimis e cortar um pouco da extremidade do caule. Levar uma frigideira grande ao lume a aquecer com um fio de azeite, a folha de louro e os alhos. Saltear os bimis já bem escorridos. Temperar de sal, pimenta e vinagre balsâmico a gosto. Mexer para que todos fritem uniformemente. Assim que estiverem tenros mas ainda bem firmes desligar o lume e reservar mantendo quente.
Limpar a  frigideira com papel de cozinha e voltar a levar ao lume com um pequeno fio de azeite. Saltear o fiambre até ganhar uma cor. Temperar com um pouco de sumo de limão.
Servir de imediato os bimis com o fiambre, os ovos escalfados temperados com pimenta e dois gomos de limão. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Olá Carla.
    Bem, as tuas palavras tocaram-me. Que alívio estar tudo bem. Sem dúvida que ter saúde é um (se não o maior) contributo para ter uma vida boa como referes no final do texto. Estou muito feliz por estares bem. Mesmo muito. Energia!!! Alegria!! E "bora" viver a vida. :)
    Beijinho!!!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia pelo carinho. Recebo as tuas palavras como um abraço bem apertadinho como eu gosto. ´bora lá! beijocas e tudo de bom.

      Eliminar
  2. Ainda bem que esta tudo bem e que assim continue.
    Uma comidinha simples e que eu com certeza ia gostar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim o espero o espero, que isto de não ter saúde não é nada bom para ninguém. bjs

      Eliminar
  3. Fico muito contente por o diagnóstico ser positivo. É que não há mesmo nada mais precioso do que a saúde. Mesmo que por vezes não saibamos a quem agradecer, o importante mesmo é estarmos agradecidas! E não, não somos más mães por nos querermos ver livres dos miúdos de vez em quando! Até é bom, estarmos longe fortalece a relação! E verdade seja dita, precisamos de uns dias a sós com as nossas caras-metade! Bimis são uma espécie de brócolos não são? Desculpa a ignorância! Mas se é uma espécie de brócolos então é bom! E feito assim ainda melhor! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, enquanto não me descubro, vou estando agradecida e à espera de um sinal "divino" de preferência. Bimis é parecido com os brócolos, mas eu acho que tem um sabor menos intenso. Cá por casa adoramos salteados com qualquer coisa. beijocas

      Eliminar
  4. Ainda bem que tudo está bem.
    Neste momento não sei o que te dizer quanto a agradeceres, só te digo para conversares contigo mesma pois acredito que tem que existir alguém, alguém que olhe por nós, alguém superior apesar que às vezes com o que se vê e ouve faça nos duvidar.
    Quanto ao má mãe, não concordo. És humana e também precisamos de tempo para nós e para namorar. :-)
    Nunca provei bimis. Tenho que experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/bola-de-alheira-e-salpicao-com-sementes.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clara pelas tuas doces palavras. Vou ter em conta todas as palavras e os conselhos que tenho tido os últimos anos nesta coisa de não acreditar em nada. Mas acredito sim que um dia vou ter algum sinal e aí tudo na minha cabeça vai resolver-se em relação às crenças. Bimis são muito bons, eu acho que até os prefiro aos brócolos. beijocas e tudo de bom.

      Eliminar