terça-feira, 11 de julho de 2017

Gelado de arroz doce

O rapazinho ainda não come grandes sobremesas. É guloso? Claro que sim! Mas também é "parvo" por não experimentar sobremesas tão boas e típicas que temos por cá. Daí esta minha vontade em enganá-lo com uma sobremesa que teimo que ele experimente e sempre sem sucesso. E pronto transformei a sobremesa em gelado e só depois de ele dizer que estava muito bom é que eu lhe disse o sabor. Enfim coisas de mãe teimosa.

Ingredientes:
- 100g de arroz para arroz doce
- 1 litro de leite meio gordo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 pau de canela
- 1 casquinha de limão
- 200g de açúcar amarelo
- 4 ovos tamanho L separados
- 2 pacotes de natas para bater bem frias

Preparação:
Num tacho colocar o arroz, o leite, a essência de baunilha, o pau de canela e a casquinha de limão. Deixar em lume médio/brando cerca de 50 minutos, mexendo várias vezes. Quando o arroz estiver cozido colocar o açúcar (não colocar antes de cozer, senão o arroz encrua) e deixar aproximadamente 10 minutos até o açúcar dissolver. Desligar o lume.

Misturar as gemas com um pouco do preparado do arroz. Voltar a ligar o lume e verter em fio as gemas sempre a mexer. Deixar sem ferver até ficar com uma consistência cremosa mas com algum líquido. Ir mexendo várias vezes.
Retirar o pau de canela e a casquinha de limão e triturar com a varinha mágica.

Enquanto o arroz arrefece, bater as natas até dobrarem de volume. Misturar as natas no arroz envolvendo delicadamente. Por fim bater as claras em castelo e envolver também delicamente no preparado anterior.

Levar ao congelador para solidificar. Antes de servir, retirar do congelador e colocar no frigorífico para que seja mais fácil servir. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Este gelado deve ser uma tentação!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma tentação bem calórica, mas dias não são dias ;). bjs

      Eliminar
  2. É uma delícia gelado de arroz doce!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Foi "um pecado" que morou pouco tempo cá em casa ;). beijinhos e bons cozinhados

    ResponderEliminar