sexta-feira, 14 de julho de 2017

Tarte de doce de leite merengada

Finalmente chegaram as minhas primeiras férias. Ufa, ansiava por elas há demasiado tempo, que julguei que não ía aguentar nem mais um dia. O sossego que encontro fora de Lisboa é para mim um dos grandes motivos desta espera ansiosa. E para comemorar saí uma gulosice a fazer lembrar a tarte de limão.

Ingredientes:
- 400g de bolachas tipo digestivas
- 100g de manteiga derretida e arrefecida 
- 5 ovos tamanho XL separados
- 1 lata de leite condensado cozido
- 1 colher de café de essencial de baunilha
- 4 colheres de sopa de açúcar em pó

Preparação:
Triturar as bolachas no robot de cozinha até ficarem em migalhas. Misturar bem com a manteiga. Forrar o fundo e as laterais de uma forma de fundo amovível com 23 cm de diâmetro. Pressionar a massa para ficar bem compactada (não é necessário untar a forma nem forrar com papel vegetal).

Bater as gemas com o leite condensado até ficar um creme fofo. Verter o creme na forma e alisar cuidadosamente a superfície com a espátula.

Levar  ao forno pré-aquecido a 200º durante 15 minutos, ou até o creme ficar firme e a massa de bolacha crocante. Retirar do forno e deixar arrefecer por completo, não retirando da forma.

Bater as claras até ficarem em espuma e acrescentar a essência de baunilha e o açúcar aos poucos, e continuar a bater até ficar em merengue.

Reduzir o forno para 180º. Espalhar o merengue com a colher ou com um saco de pasteleiro e levar ao forno novamente só na parte de cima durante 10 minutos para alourar. Deixar arrefecer e servir. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Belíssima tarte.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/07/sangria-de-melao.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito gulosa na verdade, mas dias não são dias ;). bjs

      Eliminar
  2. ai que aspecto tentador!! fiquei com vontade de provar! huuummm...

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    Ps: estou a começar uma nova aventura na Tupperware e, se puderes, pedia para te inscreveres no meu novo grupo no facebook para ficares a conhecer as novidades e promoções! Deixo o link:

    https://www.facebook.com/groups/1791313494492710/

    ResponderEliminar
  3. Adorei a receita, bem do meu agrado, deve ser deliciosa!!!
    Beijinhos e boas férias ...
    Blog: Guloso qb ... de Carla Ramalho

    ResponderEliminar