terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Salada de favas com presunto

Para fugir às tradicionais favas guisados (que eu adoro) e fazermos algo mais light, transformar as favas numa sopa ou numa salada simples é uma boa opção. Retirar a pele a cada uma até serve de terapia, portanto desenganem-se se pensam que essa parte vai custar horrores. Não vai! São peanuts pessoas, peanuts.

Ingredientes para 3/4 pessoas:
- 1 kg de favas congeladas
- 4 fatias de presunto cortadas às tiras
- 10 tomates cereja (usei tomate rama) cortados ao meio
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- sal grosso q.b.
- pimenta branca moída q.b.
- azeite q.b.
- coentros frescos picados q.b.

Preparação:
Descongelar as favas naturalmente e cuidadosamente retirar a pele a cada uma. Cozer as favas em água fervente e temperada e sal, até ficarem "al dente" (é muito rápido). Escorrer e reservar.

Levar uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite e saltear o presunto. Juntar as favas, temperar de sal e pimenta e o balsâmico. No último minuto acrescentar o tomate para que murche um pouco e aqueça ligeiramente. 

Servir de imediato polvilhado com coentros frescos picados a gosto. Também pode servir como acompanhamento por exemplo de bifes de frango grelhado, filetes de peixe panados, etc. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Não sou grande apreciadora de favas , alias á mais de 20 anos que não como, se calhar se comer sou capaz de adorar os nossos mudam , certo?
    Essa salada tem muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo mesmo! Eu odiava favas em miúda e agora adoro. Embora goste mais daquelas cheias de enchidos e carne, mas assim em salada e sem a pele ficam muito leves mesmo. É uma questão de experimentares. bjs

      Eliminar