segunda-feira, 25 de março de 2019

Pescada de fricassé

Acreditam que ainda não tinha feito pescada de fricassé? Realmente, uma vergonha para mim, visto que ando sem inspiração e afinal ainda tenho tanta receita para experimentar. Em duas semanas fiz duas vezes. Numa das vezes acompanhei com salada e batatas aos quadradinhos fritas em azeite, e desta vez com um puré de batata e grelos salteados. Uma delícia :).
A inspiração veio do blogue da Carla "Guloso q.b.", com uma ligeira alteração, mais uma gema e coentros em vez de salsa, e usei mimos de pescada já sem espinhas :)

Ingredientes para 3/4 pessoas:
- 6 mimos de pescada (já descongelados)
- 1 cebola cortada em meias luas finas
- 3 dentes de alho picados
- 4 gemas (tamanho L)
- vinho branco q.b.
- sumo de 1 limão
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
- coentros frescos picados qb

Preparação:
Temperar a pescada de sal e pimenta.  

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite e refogar a cebola e os alhos.
Refrescar com um pouco de vinho branco, adicionar a pescada e um pouco de água (não é necessário muita). 

Tapar o tacho e deixar até a pescada estar cozida, a meio virar a pescada (não deixar muito tempo para não ficar demasiado cozida e seca).

Numa tacinha bater as gemas com o sumo de limão e uma pitada de pimenta. Juntar um pouco do molho quente da pescada às gemas para temperar e não talharem na hora de irem para o tacho.

Retirar a pescada do tacho e reservar mantendo quente.

Verter a mistura das gemas para o tacho, em lume brando, mexendo sempre com a vara de arames até o molho engrossar e cozer as gemas.

Servir a pescada com o molho por cima e polvilhar com coentros frescos a gosto (ou salsa). Acompanhar com batatas cozidas, puré de batata, batatas fritas, arroz branco, grelos ou espinafres salteados, etc. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Que excelente e deliciosa sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Olá, Carla
    Só hoje descubro o seu blog e até estou "tonta" com tanta receita interessante e que me apetece experimentar!
    Parabéns pelo blog e pelas receitas que me parecem excelentes e muito bem explicadas. Já adicionei o meu mail para receber sempre as novidades.
    Quanto a esta pescada... também gostava de experimentar, mas não consigo encontrar as explicações. Por mais que clique sobre o título da receita ou sobre a imagem, não vejo o modo de preparo. Será uma anomalia que possa reparar?
    Desde já, muito obrigada e votos de muito sucesso – na cozinha e não só

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angela, eu é que agradeço o seu comentário tão simpático. Espero não a desiludir e que volte sempre. Também cá estarei para receber as suas ideias e partilhas, dúvidas, etc. A receita da pescada de fricassé ainda não está publicada, contudo pode abrir o link na introdução que vai levar-lhe a outro blogue, que foi onde me inspirei. A unica diferença é que pus mais gemas e usei coentros em vez de salsa. Assim que puder escrevo e completo a receita. Um beijinho e sucesso a dobrar para si :)

      Eliminar