quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Granola caseira #3 (presentes caseiros)

Podemos fazer presentes caseiros conforme nos vamos inspirando, no final junta-se tudo e fica um conjunto de coisas feitas com amor, mas também podemos idealizar presentes com um tema específico, como fez a Cláudia e achei um mimo. Talvez para o ano pense nisso, que agora já não vou a tempo. Para compor os meus presentes caseiros, a granola fica sempre bem e há tantos ingredientes que podemos usar, basta uma mão cheia de cereais, sementes, frutos secos, fruta seca, juntar mel para adoçar e óleo de coco, azeite, etc, depois forno e está pronto a guardar em frascos decorados ao nosso gosto.

Ingredientes:
- 200g de flocos de cevada  integral
- 200g de flocos de aveia integral grossos
- 40g de sementes de abóbora
- 40g de sementes de girassol
- 40g de linhaça clara
- 60g de miolo de nozes picado grosseiramente
- 60g de sultanas 
- 6 colheres de sopa de mel
- 2 colher de sopa de óleo de coco 

Preparação:
Numa taça grande misturar todos os ingredientes secos, exceto as sultanas.
Levar o mel e o óleo de coco a aquecer alguns segundos no micro-ondas, para que derreta e o mel dilua um pouco. Envolver bem esta mistura no preparado anterior.

Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e por cima espalhar a granola sem sobrepor.
Levar ao forno pré-aquecido a 160º, cerca de 20/25 minutos, ou até ficar uma mistura crocante e seca. A meio do tempo dar uma volta na mistura para que doure de ambos os lados.

Adicionar as sultanas (no forno incham muito e  ficam rijas depois) e deixar arrefecer por completo antes de colocar nos frascos. Esta quantidade dá para dois frascos grandes. Bom apetite!

2 comentários: