domingo, 29 de dezembro de 2019

Bolinhos de batata doce laranja, canela e erva doce

Depois de vários dias a reaproveitar as sobras das festas, finalmente posso cozinhar, e enquanto escrevi esta receita, as pernas de frango com pesto estiveram no forno. Assim acabei com o frasco de pesto já aberto e é menos uma coisa que se estraga. 
A ementa para a passagem de ano também está pensada e os ingredientes comprados, que isto de guardar para a última da hora e ir para o meio da confusão não é mesmo a minha maneira de estar. 
Estes bolinhos, e outras coisas boas que não consegui fotografar, fizeram parte dos presentes caseiros e são ótimos para fazermos ao longo do ano. A batata doce dá uma humidade extra e gosto de os consumir mais depressa porque ficam mais moles, se gostaram mais sequinhos há outra receita de bolinhos de canela aqui e outra versão de batata doce laranja com farinha de milho aqui.

Ingredientes para 34 bolinhos:
- 400g de puré de batata doce laranja assada (ou cozida)
- 100g de açúcar amarelo

- 50g de mel
- 1 colher de sobremesa de erva doce em pó
- 1 colher de sobremesa de canela em pó

- 2 ovos tamanho M à temperatura ambiente
- 100g de manteiga derretida e arrefecida

- raspa de 1 laranja
- 600g de farinha de trigo T55
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- canela em pó q.b. para polvilhar antes de levar ao forno

Preparação:

Numa taça misturar bem a batata doce, o açúcar, o mel, a erva doce e a canela. Adicionar os ovos, a manteiga, a raspa de laranja e voltar a misturar.

De seguida adicionar a farinha e o fermento peneirados. Misturar tudo com a colher de pau até oferecer resistência, e a seguir com as mãos. Poderá ser necessário mais farinha, dependendo do tamanho dos ovos e da humidade da batata.

Levar ao frigorífico alguns minutos para firmar um pouco.

Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal. Fazer pequenas bolas, passar pela canela e dispor no tabuleiro, achatando-as ligeiramente.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 15/20 minutos. Deixar arrefecer por completo antes de guardar. Bom apetite!

2 comentários: