Começar a semana com bacalhau é sinal que está a começar bem, porque um prato de bacalhau nunca desilude, e se for bacalhau gratinado com queijo da Ilha Graciosa ainda melhor. Simples e bom, assim com uma espécie de béchamel feito com o caldo de cozer o bacalhau e depois enriquecido com gemas e com o toque intenso do queijo, a seguir forno com ele para gratinar. Boa semana!
#PUB
Ingredientes para 4 pessoas:
- 3 lombos de bacalhau (usei do congelado e já demolhado 800g)
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- talos de coentros q.b.
- 1 kg de batatas
- azeite para fritar q.b.
- 2 nozes de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- cerca de 600/700ml do caldo de cozer o bacalhau
- 2 gemas de ovos XL
- 4 colheres de sopa de queijo Santiago da Ilha Graciosa ralado na hora
- sal e pimenta branca moída q.b.
- cebolinho fresco para decorar q.b.
Preparação:
Levar uma panela ao lume com água, a cebola cortada ao meio, o dente de alho inteiro, a folha de louro e os talos de coentros. Assim que levantar fervura colocar o bacalhau já descongelado naturalmente, tapar e apagar o lume. Deixar cerca de 10 a 15 minutos ou até que dê para lascar.
Retirar o bacalhau, limpar de pele e espinhas, dividir em lascas e reservar. Coar o caldo e reservar.
Descascar as batatas e cortar em rodelas não muito grossas. Lavar, secar bem e fritar em azeite. Deixar a escorrer em papel absorvente à medida que vão sendo fritas.
Para o "béchamel sem leite", levar um tachinho ao lume com a manteiga. Assim que derreter juntar a farinha e mexer bem. Adicionar aos poucos o caldo de cozer o bacalhau mexendo sempre. Se necessário retirar do lume. Deixar em lume médio até engrossar e ir mexendo com a vara de arames. Um pouco antes retirar um pouco deste preparado para uma tacinha à parte e misturar as gemas primeiro, depois juntar ao tacho para cozer as gemas. Por fim juntar parte do queijo e mexer. Temperar de sal e pimenta.
Na travessa de ir ao forno (em dividi em duas), fazer camadas alternadas de batatas e bacalhau, terminando com batata. Por cima o molho e mais um pouco de queijo. Levar ao forno pré-aquecido a 180º para gratinar. Decorar a gosto com cebolinho fresco. Bom apetite!
Nota: Se o béchamel ficar com grumos, pode-se sempre triturar com a varinha mágica ou passar pelo coador.
Que excelente sugestão!
ResponderEliminarPassei para desejar uma excelente semana!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira
Obrigada Mary! Beijinho e boa semana.
Eliminar