segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Chucrute caseiro

O Meu Tempero

Nada como preparar um chucrute caseiro com zero de dificuldade. Acho que até é giro irmos vendo coisas a acontecer nos frascos e perceber como fermenta. Cada um tempera ao seu gosto e depois de feito guardamos no  frigorifico e vamos comendo com carne ou peixe, e dura muito tempo. Há quem goste de ferver uns minutos em água para perder o sabor avinagrado, escorrer bem e temperar com um fio de azeite, ou saltear. Eu gosto de ambas as maneiras.

Ingredientes:
- 1 repolho (couve branca)
- sal fino (2% de sal do peso da couve depois de cortada)
- pimenta branca q.b.
- 2 dentes de alhos bem pisados no almofariz ou utensilio manual próprio

Preparação:
Reservar uma ou duas folhas inteiras de couve e cortar a restante em juliana fina. Descartar a parte rija do centro e reservar também.

Pesar 1kg de couve e adicionar 20g de sal (ou mais, terá que se fazer a conta ao sal necessário - a quantidade de couve pesada cortada com 2% do seu peso de sal). 

Amassar pacientemente com as mãos a couve com o sal, os alhos e a pimenta, até começar a perder água, ficar mole e perder volume.

Esterilizar um frasco e colocar a couve bem espremida até 3/4 do frasco (não jogar fora a água que se formou, nem encher o frasco até cima). Apertar bem a couve no frasco de maneira que fique sem ar entre ela. 

Verter toda a água que se formou e tapar com pedaços das folhas inteiras reservadas e pressionar bem, juntar também a parte rija para ajudar a fazer peso. O importante é que a couve fique a fermentar submersa no líquido.

Guardar o frasco na despensa e deixar cerca de 2 semanas, há quem coma com menos tempo, depende do gosto de cada um, da temperatura da casa, etc. Ao longo dos dias o frasco vai perder gases e pode verter, colocar um pano por baixo para evitar sujar a prateleira.

Depois de abrir, guardar no frigorifico. Dura muito tempo. Serve para acompanhar qualquer refeição assim como se fosse um pickle por exemplo. Bom apetite!

4 comentários:

  1. adoro comer mas nunca fiz pois compro sempre obrigada pela partilha bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É giro fazer e ver "coisas" a acontecer no frasco. Eu agora tenho algum tempo livre e vou fazendo em casa. Bjs e bons cozinhados :)

      Eliminar
  2. É uma coisa que nunca fiz!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary, uma excelente semana também para ti. Bjs

      Eliminar