terça-feira, 15 de junho de 2021

Tortilhas de trigo (para os wraps)

O Meu Tempero

Há muitas receitas de tortilhas, mas para mim tortilhas não podem levar mais que farinha, água, sal e azeite. 
Pesquisei várias receitas, mas acabei por me decidir baseada na receita que faço vezes sem conta de pão ázimo, com as alterações devidas, sem o molho de alho e alecrim, e com a massa a descansar por duas vezes e estendida mais finamente. Acho que ficaram bem boas.
 
Ingredientes para 8 unidades:
- 250g de farinha de trigo (usei tipo 55)
- 125ml de água tépida
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de café de sal fino

Preparação:
Misturar e amassar todos os ingredientes até ficar uma massa homogénea e bem lisa. Formar uma bola e deixar a descansar tapado com um pano por 30 minutos (não mais que isso).
 
Dividir em 8 pedaços iguais e cada pedaço de massa puxar as pontas para dentro, como se tivéssemos colocado um recheio e estivéssemos a escondê-lo. Virar esta parte para baixo e formar uma bola bem lisinha. Este processo faz com que se crie bolhas de ar na massa que quando cozinhadas incham e voltar a baixar, dando às tortilhas aquela aspeto típico. Tapar e deixar descansar por mais 15 minutos.
 
Polvilhar a bancada da cozinha com um pouco de farinha. Entender com o rolo cada pedaço de massa num círculo que ocupe uma frigideira grande.

Levar uma frigideira grande de fundo grosso ao lume até estar bem quente. Cozinhar as tortilhas de ambos os lados, até ganharem cor.

À medida que vão sendo cozinhadas deixar a arrefecer um pouco numa grelha, e ainda quentes colocar num pano e tapar. Este processo faz com que fiquem moles e fáceis de enrolar depois de totalmente arrefecidas. Se não o fizerem vão ficar crocantes e difíceis de dobrar.

Depois de todas as tortilhas prontas e totalmente arrefecidas embrulhas num pano, podemos rechear a gosto ou congelar para mais tarde. Bom apetite!

1 comentário:

  1. Uso sempre de compra, na verdade são bem simples de fazer e ficaram perfeitas.
    Boa semana

    ResponderEliminar